Portal da Cidade Foz

Luto na Igreja

Bispo Emérito de Foz do Iguaçu, Dom Laurindo Guizzardi, morre aos 86 anos

O religioso tratava uma neoplasia maligna, descoberta em biópsia de dezembro de 2020.

Publicado em 21/02/2021 às 21:32
Atualizado em

(Foto: Gilberto Xavier / Diocese Foz)

Morreu na manhã desta segunda-feira (22), o bispo emérito de Foz do Iguaçu, Dom Laurindo Guizzardi, aos 86 anos, vítima de câncer. O religioso tratava uma neoplasia maligna, descoberta em biópsia de dezembro de 2020.

O quadro se agravou com disfunção renal, tornando o estado de saúde ainda mais delicado e necessitando de tratamento de hemodiálise, três vezes por semana.

Nascido no dia 7 de julho de 1934 em Nova Bassano, no Rio Grand do Sul, dom Laurindo Guizzardi foi ordenado padre em 20 de dezembro de 1959. Ele se tornou bispo da Diocese de Bagé (RS) em 18 de abril de 1982.

Chegou em Foz do Iguaçu no dia 1º de março de 2002, para assumir a Diocese local. Em 20 de outubro de 2010 pediu aposentadoria, por limite de idade. E ela foi aceita pelo então papa Bento XVI. Desde então, dom Laurindo passou ser bispo emérito de Foz do Iguaçu, com importantes participações na comunidade iguaçuense e da região.

Dom Laurindo será velado na obra da Catedral de Nossa Senhora de Guadalupe, na Vila A. Devido ao decreto municipal, a Diocese pede que os fiéis que queiram se despedir do bispo emérito, devem respeitar a capacidade máxima de 30% do local. Haverá missas às 14h, 16h, 18h e 20h. 

Veja abaixo a nota de pesar da Diocese de Foz do Iguaçu:

É com imensa tristeza que comunicamos o falecimento do Bispo Emérito, da Diocese de Foz do Iguaçu, Dom Laurindo Guizzardi, na manhã desta segunda feira, dia 22 de fevereiro de 2021, que vinha lutando contra um câncer. Dom Laurindo prestou relevantes e frutuosos serviços à nossa Diocese, levando seu ministério com muito zelo pelo anúncio da Boa Nova de Cristo.

Dom Laurindo chegou à Foz do Iguaçu no dia 1º de março de 2002 para pastorear a Diocese, missão que exerceu até o dia 20 de outubro de 2010. Aprendeu a amar a cidade e o povo dessa região e, depois da renúncia ao episcopado, disse não querer deixar a Diocese porque sempre se sentiu bem acolhido e “encontrava-se em casa” entre os iguaçuenses.

Natural de Nova Bassano, Rio Grande do Sul, foi ordenado padre em 20 de dezembro de 1959. No dia 18 de abril de 1982 foi ordenado bispo para a Diocese de Bagé, RS. Assumiu a Diocese de Foz do Iguaçu no dia 1º de março de 2002, dando continuidade ao trabalho de Dom Olívio Aurélio Fazza. Em nossa Diocese, criou cinco paróquias: Bom Jesus do Migrante, Nossa Senhora de Fátima, Menino Jesus, Nossa Senhora da Saúde, na cidade de Foz, e Nossa Senhora de Fátima em Serranópolis. Para dar sequência ao projeto de construção da nova Catedral, criou em 2007 a paróquia de Nossa Senhora de Guadalupe.

No dia 20 de outubro de 2010, o Papa Bento XVI aceitou seu pedido de renúncia, por limite de idade, ao governo da Diocese de Foz do Iguaçu.

Nestes oito anos conduzindo o Povo de Deus da Diocese de Foz, Dom Laurindo sempre esteve junto ao seu clero sendo como um “Pai e Pastor”.

Agradecemos a todos pelas orações e preces pelo nosso Bispo emérito nestes dias em que esteve entregue à vontade de Deus, tendo sido chamado por Ele à eternidade. Da mesma forma, agradecemos à família de Dom Laurindo por ter confiado a sua vida e vocação à Igreja do Senhor.

O corpo de nosso Pastor Diocesano será velado na nave Central da Catedral Nossa Senhora de Guadalupe (obra).

Devido o decreto municipal, está permitindo somente 30% da capacidade da igreja. Pedimos a compreensão de todos que queiram se despedir de Dom Laurindo que respeite as normas municipais e de saúde, não permanecendo por muito tempo no local, dando oportunidade a todos que queiram prestar sua singela homenagem.

Foz do Iguaçu 22 de fevereiro 2021.

Pastoral Da Comunicação

Fonte:

Deixe seu comentário