OBRA VIÁRIA
Rua Medianeira será ampliada e asfaltada para melhorar acesso à Perimetral Leste
Decreto permite desapropriar áreas necessárias para alargar a via. Enquanto o asfalto não começa, prefeitura fez recuperação provisória.
Publicado em 17/07/2026 às 16:00
A Prefeitura de Foz do Iguaçu publicou um decreto que declara de utilidade pública as áreas necessárias para ampliar e asfaltar a Rua Medianeira. A medida permite que o município inicie o processo de desapropriação dos terrenos atingidos pelo projeto.
A rua tem aproximadamente 1,5 quilômetro e liga a Rua Maria Ignez Maran à Rua Mercúrio, entre as áreas urbana e rural do município. A via é usada por moradores, trabalhadores, transportadores e produtores rurais, além de servir como acesso à Perimetral Leste.
De acordo com a prefeitura, o objetivo é deixar a rua com largura adequada para receber pavimentação completa. Ainda não foram divulgados o prazo para o início do asfalto nem o valor previsto para a obra.
Recuperação provisória
Enquanto o processo de desapropriação e o planejamento da pavimentação avançam, a prefeitura realizou uma intervenção emergencial para melhorar as condições de tráfego na Rua Medianeira.
Os trabalhos duraram sete dias e incluíram limpeza, poda de árvores, nivelamento da pista, melhorias no escoamento da água da chuva, compactação do solo e aplicação de material resistente ao tráfego de veículos pesados.
Apesar das melhorias, a rua ainda não foi asfaltada. A prefeitura informou que o serviço realizado é provisório e que a solução definitiva será a pavimentação.
A auxiliar de produção Luciane dos Santos, que utiliza a via, afirmou que a intervenção reduziu os problemas enfrentados pelos motoristas. “Ficou bem melhor, com menos poeira. Facilita o trânsito. O povo esperava muito por essa obra”, disse.
Acesso à Perimetral Leste
Com a recuperação da rua, motoristas passaram a ter acesso direto à Perimetral Leste e, por ela, à BR-277. Segundo usuários da via, antes era necessário fazer um percurso maior pela região de Três Lagoas.
Alberi Santos da Silva trabalha em uma transportadora próxima e afirma que a mudança reduziu o trajeto até o serviço. “Eu tinha que dar a volta lá em Três Lagoas para voltar para o trabalho. Para nós, vai ser de grande utilidade”, contou.
O motociclista Odair Silvério da Silva também relatou melhora nas condições da pista. “Tinha muito barro e estava bem complicado para nós que passamos aqui todos os dias. Agora dá para passar”, afirmou.
A recuperação provisória foi executada pelas secretarias municipais de Meio Ambiente, Obras, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Agricultura, com a participação do Foztrans.
Com a publicação do decreto, a prefeitura deverá conduzir as desapropriações necessárias antes da ampliação e da pavimentação definitiva da Rua Medianeira.
Fonte: Portal da Cidade
Notícias relacionadas
Pane elétrica interdita Ponte da Amizade por alguns minutos nesta sexta-feira (17)
17/07/2026 às 12:59
Foztrans orienta usuários de bicicletas elétricas e ciclomotores em ação na General Meira
16/07/2026 às 19:36
Foz recebe 30 toneladas de ração para atender cerca de 2,5 mil cães e gatos resgatados
16/07/2026 às 09:19
Aeroporto de Foz abre inscrições para experiência exclusiva que leva fotógrafos à pista
16/07/2026 às 08:47
Vai passar pela BR-469? Novo desvio começa nesta quarta e altera o trânsito
15/07/2026 às 00:29
Ex-comandante do Exército assume diretoria administrativa e financeira do Foztrans
15/07/2026 às 00:18