Portal da Cidade Foz

rei do futebol

Atacantes brasileiros e sua trajetória de Pelé a Neymar

Começando pelo rei do futebol, Pelé, com certa periodicidade, um dos clubes locais certamente dá uma nova estrela ao mundo do futebol.

Publicado em 10/04/2024 às 14:39
Atualizado em

(Foto: Ilustrativa/Divulgação )

O melhor jogador de futebol de todos os tempos só poderia nascer no Brasil, país onde o futebol foi elevado à categoria de filosofia nacional e os incríveis talentos dos atacantes brasileiros são lendários. Começando pelo rei do futebol, Pelé, com certa periodicidade, um dos clubes locais certamente dá uma nova estrela ao mundo do futebol. Os atacantes nascidos no Brasil têm uma espécie de magia incrível; muitas vezes são capazes de tomar decisões que seus oponentes simplesmente não têm escolha a não ser sofrer.

Garrincha e Zico como dribladores inimitáveis

Tendo se tornado mundialmente famoso graças ao seu drible inimitável, Garrincha era de baixa estatura e parecia ligeiramente curvado. Visualmente não se enquadrando na definição clássica de um jogador de futebol atlético, ele se encaixou surpreendentemente fácil em qualquer time. Para um treinador que queria alcançar resultados significativos, só importava dar liberdade de ação para Garrincha, tudo o resto era decidido graças às qualidades individuais de jogo. Sendo um excelente mestre em posições padrão, ele enganava facilmente qualquer oponente, jogando com as duas pernas no mesmo nível. Seus movimentos pelo campo às vezes eram completamente imprevisíveis, o que muitas vezes desanimava completamente seus oponentes.

Se na década de 80 os torcedores de futebol pudessem 1Win baixar para seu dispositivo móvel e começar a apostar, então Zico se tornaria seu ídolo constante. O meia-atacante é considerado um dos maiores jogadores de futebol do Brasil por sua incrível habilidade técnica, incrível visão de campo e convincente cobrança de falta. Apesar da enorme popularidade, Zico não conquistou um único campeonato mundial. Com 71 partidas oficiais pela seleção, ele obrigou os adversários a tirarem a bola da própria rede 48 vezes.

Romário e Bebeto como dupla campeã de 1994

A Copa do Mundo de 1994, nos EUA, foi lembrada pelo triunfo da seleção brasileira, naquela época, o técnico Carlos Alberto Parreira conseguiu reunir um time estrela sob a bandeira da seleção nacional, que não poderia sair do fórum mundial do futebol sem o prêmio principal, se o inabalável e habilidoso Bebeto não tivesse sido considerado a base do meio-campo e o papel do goleador foi atribuído ao assertivo, rápido e técnico Romário. Os passes filigranados de Bebeto chocavam constantemente os adversários, desde os primeiros encontros, quando as seleções da Rússia e dos Camarões foram derrotadas. Em todas essas partidas, Romário marcou gols espetaculares. Bebeto, mais atraído por brincadeiras, foi mais modesto e marcou apenas uma vez.

No caminho para a final, a indestrutível Seleção Brasileira derrotou as equipes:

- EUA;

- Holanda;

- Suécia.

Nos playoffs, a dupla de um atacante soberbo e um meio-campista incrivelmente afiado brilhou ainda mais, levando passo a passo o Brasil à cobiçada final, e embora o título principal tenha sido conquistado apenas na disputa de pênaltis, os méritos dessas estrelas a caminho da Copa do Mundo eram indiscutíveis. Com isso, Romário, foi reconhecido como o melhor jogador do campeonato com 5 gols marcados e o time vencedor conquistou o título de time mais espetacular.

Ronaldo e Rivaldo como vencedores 2002

Na Copa do Mundo de 2002, no Japão e na Coreia do Sul, dois grandes artilheiros brilharam com renovado vigor. Ronaldo, que jogou com sucesso variado pelo Barcelona e pelo Inter de Milão e se tornou um dos principais heróis da Copa do Mundo. O título de melhor atacante foi conquistado com surpreendente facilidade. Nos jogos da parte final, Ronaldo se transformou de forma surpreendente e se tornou a figura mais memorável em todas as partidas da Seleção Brasileira. Não é de estranhar que tenha sido o famoso “mordedor” quem trouxe a vitória na final contra a Alemanha, ao mandar dois golos para a baliza de um dos melhores guarda-redes do mundo, O. Kahn.

Naquela época, Rivaldo já havia conseguido se destacar no Barcelona, ​​​​que o comprou do Deportivo por uma quantia fabulosa para aquela época, US$ 26 milhões. Ele disputou 235 partidas pelo clube catalão e marcou 130 gols. A lista de seus troféus pessoais seria suficiente para uma equipe inteira, em sua rápida carreira, Rivaldo conseguiu não só aparecer nos principais clubes europeus, mas também se tornar o melhor jogador estrangeiro do campeonato espanhol, além de marcar 20 gols em uma temporada, disputando o campeonato do Uzbequistão.

Gabriel Jesus e Richarlison como as esperanças de uma nova geração

Tendo se mostrado excelente no Palmeiras, Gabriel Jesus logo se mudou para a Europa, e não apenas para qualquer lugar, mas para o time do lendário P. Guardiola. Com a sua chegada, o ataque do Manchester City começou a brilhar com novas cores e, na maioria das vezes, Jesus marca gols em jogos decisivos. O jovem talento provou rapidamente que um duplo ou um hat-trick não seria um problema para ele numa luta contra o adversário mais forte.

Outro jovem talento passou por uma excelente escola de futebol inglês. Richarlison atuou por Watford e Everton e desde julho de 2022 ele está no ataque do Tottenham. O atacante extremamente talentoso é lembrado pelos dois gols contra a seleção sérvia no Mundial do Catar, além disso, um dos gols causou uma tempestade de aplausos quando o talento brasileiro chutou com incrível precisão ao cair sobre si mesmo.

Fonte:

Deixe seu comentário