Portal da Cidade Foz

futebol

Os melhores goleiros Brasileiros de todos os tempos

Cada um deles deixou uma marca marcante na história do futebol brasileiro.

Publicado em 10/04/2024 às 14:50
Atualizado em

A vitória em uma partida é alcançada através da atuação conjunta de todos os jogadores em campo, ao mesmo tempo, um deles sempre assume a maior responsabilidade em caso de derrota. Estamos falando de um goleiro que tem como função proteger o gol durante o ataque adversário, portanto, as equipes prestam atenção especial na seleção de um candidato para essa função na equipe. Apesar de o futebol brasileiro estar associado a Zico, Romário, Ronaldo e Neymar, muitas vezes são Ceni ou Taffarel quem conseguem salvar o time da derrota.

Goleiros famosos e suas conquistas

Entre os goleiros brasileiros mais famosos estão:

- Rogério Ceni;

- Marcos Roberto;

- Cláudio Taffarel;

- Gilmara dos Santos.

Cada um deles deixou uma marca marcante na história do futebol brasileiro. Ao saber como jogam os goleiros num campeonato em casa, os jogadores podem aumentar significativamente as suas hipóteses de ganhar uma aposta, para isso, basta aproveitar a oferta e Major Sport baixar aplicativo, que pode ser feito de forma totalmente gratuita. O programa funcional permite que você faça apostas a qualquer momento. O consumo de tráfego é mínimo e os jogadores tem ainda a oportunidade de receber um bônus substancial.

O clube palmeirense foi fortalecido por Marcos Roberto em 1992, mas só conseguiu vaga na equipe em 1998. Recebeu o apelido de San Marcos quando desviou um chute de Marcelinho Carioca na disputa de pênaltis. Em seguida, o time jogou contra seu principal rival, o Corinthians e as ações de Roberto ajudaram a salvar o time da derrota, pela qual conquistou não só o respeito da torcida, mas também uma vaga como titular. Ele também atuou nesta posição durante a Copa do Mundo de 2002, quando a seleção brasileira conquistou o título mundial pela última vez.

Rogério Ceni é o jogador que disputou o maior número de partidas na história do futebol por um time: 1.117, em esse indicador, superou até Pelé, que atuou pelo Santos em 1.116 partidas. Seni continua detentor de vários recordes, incluindo o status de melhor goleiro-artilheiro, bem como o número máximo de aparições em campo com a braçadeira de capitão.

Claudio Taffarel foi o que mais disputou partidas pela seleção nacional. Durante sua carreira, disputou 123 partidas na Copa do Mundo nos torneios de 90, 94 e 98. Ele também é conhecido como um dos melhores cobradores de pênaltis e foi a ele que a equipe delegou essa responsabilidade durante os torneios de 90 e 94.

Gilmar dos Santos já jogou por diversos clubes famosos ao longo de sua carreira. Começou pelo Corinthians e depois foi para o Santos e em sua composição, sagrou-se bicampeão brasileiro. Uma conquista interessante do goleiro é que ele recebeu pelo menos um título em cada um dos torneios que disputou ao longo de sua carreira.

Contribuição dos goleiros para o sucesso da equipe

A coerência dos jogadores em campo é a chave para o sucesso da equipe, portanto, é muito importante que o treinador garanta a interação entre o goleiro e os jogadores de campo. Este último deve retornar à defesa em tempo hábil e ajudar o goleiro a repelir o ataque adversário.

Para se tornar um goleiro de sucesso, um atleta deve possuir várias qualidades importantes ao mesmo tempo e uma dos mais importantes entre elas é a capacidade de manter o autocontrole. O goleiro na maioria das vezes tem que permanecer um a um contra os jogadores adversários, em esse momento é muito importante ter uma excelente concentração, o que ajuda a ler as possíveis ações do adversário e a proteger o golo de ser marcado. O goleiro deve ter excelente velocidade de reação o que lhe permite ter tempo de pular atrás da bola para pegá-la ou jogá-la para longe do gol.

Estilo de jogo e técnica dos goleiros Brasileiros

Os goleiros brasileiros têm um estilo de jogo agressivo, é por isso que muitos deles também são lembrados como artilheiros em campo. O goleiro brasileiro é capaz de direcionar as ações dos jogadores, como é o exemplo de Rogério Ceni. Exemplo para a geração mais jovem de goleiros brasileiros. Rogério é lembrado como um goleiro decidido e obstinado, capaz de defender com segurança o gol de seu time e aguentar qualquer pressão dos jogadores adversários. Sua técnica agressiva é frequentemente usada como exemplo no treinamento de goleiros modernos.

Comparação de gerações de goleiros

Os goleiros modernos estão se tornando mais versáteis, se antes bastava que um jogador de futebol desempenhasse com sucesso as funções básicas, hoje o goleiro deve interagir de forma eficaz com os membros da equipe, só neste caso podemos esperar um desenvolvimento mais rápido do ataque, que é o melhor meio de defesa para a nossa própria baliza.

Fonte:

Deixe seu comentário