Portal da Cidade Foz

Procon de Foz alerta para preços na Black Friday

A recomendação para quem pretende aproveitar a promoção do dia 24 de novembro é iniciar a pesquisa de preços agora.

Publicado em 07/11/2017 às 21:15

Um estudo do Serasa aponta que 3 de cada 10 brasileiros pretendem aproveitar as promoções da “Black Friday” deste ano. A data que traz principal atrativo grandes descontos acontece no dia 24 de novembro,  envolve boa parte do comercio nacional e principalmente o comércio pela internet. Para evitar constrangimentos o Procon de Foz do Iguaçu está alertando consumidores com dicas elaboradas pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). 
 
Danielle Magnabosco, assessora técnica do Procon de Foz do Iguaçu, alerta os consumidores sobre a Black Friday do dia 24 de Novembro para que pesquisem, desde já, os preços dos produtos que pretendem comprar. “A Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor, do Ministério da Justiça, informou que nos anos anteriores foram constatadas maquiagens de preços”.
 
O consumidor que adquire produtos por impulso pode se prejudicar se não pesquisou o preço do produto antes da Black Friday, pois pode estar comprando o produto com o mesmo valor anunciado em dias normais ou até mais caro.
 
Pesquise antes para saber se vale ou não a pena adquirir o produto.
Muitas vezes é melhor esperar até o Natal, onde é praxe a concessão de descontos e a liquidação dos estoques."
 
No entendimento do secretário nacional do Consumidor, Arthur Rollo, “mesmo com o monitoramento de preços que vem sendo realizado pelos Procons de todo Brasil, maquiagens de preços podem ocorrer também neste ano”. Por isso, recomenda-se evitar compras por impulso e realizar pesquisa ampla. 
 
“Somente pesquisando antes é que o consumidor saberá se a compra vale realmente à pena”, ressalta. Para Rollo, quanto maior a antecedência e mais ampla for a pesquisa, maior será a chance do consumidor fazer boas compras. 
 
Tradição americana
 
A diferença de calendário e de tributação tornam a Black Friday brasileira menos vantajosa do que a americana. Nos EUA o feriado mais importante é o Thanksgiving Day, que antecede a Black Friday, ocasião em que lojistas renovam seus estoques para o Natal. Aqui, o feriado mais importante é o próprio Natal. 
 
Segundo Rollo, a compra antecipada de presentes em novembro pode ainda inviabilizar a troca pelo presenteado, já que, “quando facultada, a troca só é possível até após trinta dias da aquisição”, avisa.
 
Dicas da Senacon - Black Friday 2017
 
1 – Toda a vez que você compra pela internet, tem sete dias para se arrepender, contados da efetiva entrega do produto, independentemente do motivo. Se após comprar o produto você constatar que seu preço não valeu a pena, pode se arrepender, comunicando o fornecedor, preferencialmente por carta, com aviso de recebimento. Nesse caso nenhum valor poderá ser descontado daquilo que você pagou;
 
2 – Não compre produtos lançados na Black Friday. Tratando-se de produto de lançamento, você não tem meios de aferir se realmente algum desconto está sendo concedido e se ele vale a pena;
 
3 – Compre apenas aquilo que você precisa e que conseguirá pagar. Em hipótese alguma contrate crédito para realizar suas compras e nunca entre no limite do cheque especial ou no crédito rotativo do cartão.

Fonte:

Deixe seu comentário