Portal da Cidade Foz

Unioeste

Cursinho pré-vestibular “Universidade ao Alcance de Todos” é lançado em Foz

Projeto foi apresentado na noite de segunda-feira (22); calendário das inscrições e das aulas será divulgado em breve.

Publicado em 23/11/2022 às 09:11

(Foto: Thiago Dutra/PMFI)

A Prefeitura de Foz do Iguaçu e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) lançaram, na noite desta segunda-feira (21), o cursinho pré-vestibular “Universidade ao Alcance de Todos”. A ação oferece aos jovens da cidade e da região a oportunidade de preparação para ingressar no ensino superior, sem custo. 

O prefeito Chico Brasileiro, junto com demais autoridades, professores e alunos, participou da cerimônia de lançamento, no auditório da universidade. O convênio firmado entre a Prefeitura e Unioeste, campus Foz do Iguaçu, acontece através da Secretaria Municipal do Trabalho, Juventude e Capacitação. 

O projeto de extensão: cursinho pré-vestibular – “Universidade ao Alcance de Todos” é realizado desde 2008, vinculado ao Programa “Ser mais Unioeste”. O objetivo é preparar os estudantes que concluíram ou são concluintes do ensino médio da rede pública para ingressar no ensino superior, preferencialmente em universidades públicas, além de mobilizar acadêmicos da Unioeste e da Universidade da Integração Latino-Americana (Unila) a vivenciarem a extensão universitária, bem como a iniciação à docência. 

O prefeito ressaltou a essência da iniciativa e expressou a alegria de firmar a parceria. “É um projeto que engrandece ainda mais a cidade. Com essa parceria, tenho certeza de que os resultados em 2023 serão ainda mais positivos. O compromisso dos professores é algo que precisamos valorizar e incentivar, pois essa ação leva esperança a muitos alunos”. 

Chico Brasileiro relembrou a importância da universidade pública na sua própria vida. “A universidade pública teve um papel importante na minha vida. Frequentei a escola pública, ingressei na universidade pública e pude buscar minha formação profissional. Uma oportunidade que desejo a todos os iguacuenses”.

Compromisso social e fortalecimento da ação

A professora Berenice Borssoi, coordenadora do projeto de extensão, reforçou que a ação representa o diálogo entre a universidade pública e a educação básica. “Sobretudo a oportunidade de pensar e aprofundar os conteúdos do ensino médio. É um compromisso social na preparação da juventude e de adultos que desejam ingressar no ensino superior”.

A coordenadora enfatizou que o convênio com a prefeitura vai fortalecer a iniciativa. “Daremos mais visibilidade a esta ação extensionista, de preparação para o futuro de trabalho, construindo e reconstruindo uma jornada profissional”. 

O secretário municipal do Trabalho, Juventude e Capacitação, Gilberto de Assis Pereira Neto, parabenizou os envolvidos no projeto e se colocou à disposição para fortalecer ainda mais a parceria com o poder municipal. “Vamos trabalhar em união para que o projeto continue sendo sucesso em 2023. Buscaremos ações que somam com os trabalhos já realizados, levando toda a estrutura necessária e ampliando assim as perspectivas dos alunos”.

Yasmin de Fátima Carvalho Rocha foi aluna da Unioeste, campus de Foz do Iguaçu. Ela contou que ingressou no curso de Pedagogia com apoio das aulas do cursinho pré-vestibular. Hoje, Yasmin integra a equipe de professores do projeto e tornou-se um exemplo para os alunos. 

“É uma alegria participar deste convênio e ver o crescimento do projeto. Era quase um sonho impossível uma filha de uma empregada doméstica ingressar em uma universidade pública. Participar do cursinho, com os professores qualificados, me incentivou e ajudou a estar aqui”, celebra. “É possível, eu vivi isso na prática e posso confirmar que é possível. Com muito orgulho, hoje faço o papel de quem segurou a minha mão e me dedico a ajudar os alunos”, disse. 

Calendário em breve

O cursinho pré-vestibular envolve um grupo de docentes dos cursos de: Letras, Pedagogia, Enfermagem, Matemática, Direito, Administração, Engenharias Elétrica e Mecânica da Unioeste.

Também são colaboradores agentes universitários, acadêmicos da Unioeste e dos cursos de História, Geografia e Antropologia da Unila, além de egressos da universidade.

Todos os atores se dispõem a trabalhar com reforço de conteúdos e preparação de estudantes para o ingresso no ensino superior. O cursinho possibilita a troca de conhecimento, a socialização humana e as experiências, estimulando e favorecendo a busca pela definição da carreira profissional dos estudantes. 

O calendário para a abertura das novas inscrições e início das aulas será divulgado em breve pela universidade. No entanto, o dia e horário já foram definidos: todos os sábados, das 08h às 12h30, no campus da universidade pública.

Fonte:

Deixe seu comentário