Portal da Cidade Foz

Ensino Fundamental

Escolas Municipais Parigot de Souza e Gabriela Mistral terão período integral

Projeto piloto começará em fevereiro e inclui também as turmas de Infantil 4 e 5 dos CMEIS Onira Caprini e Vanderli Moreira.

Publicado em 30/11/2021 às 16:39

(Foto: Christian Rizzi/PMFI)

A Prefeitura de Foz do Iguaçu vai implantar, em fevereiro de 2022, o ensino integral nas escolas Gabriela Mistral e Parigot de Souza e nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) Professora Onira Caprini e Professora Vanderli Bertachini Moreira. 

A estratégia atende a Meta 6 do Plano Nacional e do Plano Municipal de Educação e prevê a implementação de forma gradativa nas demais escolas e CMEIs do município. 

“A educação em tempo integral contribui com as famílias e auxilia no aprendizado e no desenvolvimento das crianças. Nossos alunos terão atividades esportivas, culturais, acompanhamento pedagógico, além, é claro, de uma alimentação de qualidade”, disse o prefeito Chico Brasileiro, que participou hoje (30) de uma reunião com os diretores da Secretaria Municipal da Educação. 

Uma das novidades será a oferta do ensino bilíngue nestas escolas, com aulas de inglês e espanhol. Haverá ainda aulas de robótica, que devem ser implementadas em toda a rede municipal a partir de 2022. “As escolas vão oferecer diversas atividades e oficinas, ligadas ao meio ambiente, esporte, lazer, cultura e artes. Estamos buscando uma parceria com a Fundação Cultural para a oferta de aulas de dança, por exemplo”, adiantou a secretária Maria Justina da Silva. 

Período Integral

Foz do Iguaçu implantou o período integral nos CMEIs ainda em 2017, e atende atualmente 2.141 crianças de 6 meses a 3 anos, matriculadas em 34 dos 41 CMEIs. “Com o novo modelo, atenderemos as turmas de Infantil 4 e 5 desses dois CMEIS, que também já fazem o atendimento integral para crianças de até 3 anos”, explicou a diretora de Educação Infantil, Luciana Moreira. 

A escolha pelas unidades de ensino deve-se a estrutura, capaz de comportar o número total de alunos – que hoje estão divididos em dois períodos. “A proposta é que a cada ano, duas novas escolas sejam integradas ao modelo integral, mas para isso precisamos adequar às estruturas. Algumas que passam ou passaram por reformas e ampliações, como a Josinete Holler e a Cândido Portinari, podem ser as próximas a adotar o sistema”, adianta Justina. De acordo com ela, o ensino em período integral estava previsto para ser implantado em 2020, mas por conta da pandemia da Covid-19, a programação precisou ser alterada.

Datas

Na Escola Parigot de Souza, localizada na região central da cidade, os alunos iniciarão o período integral no dia 08 de fevereiro, quando tem início o ano letivo de 2022, assim como nos CMEIs Onira Caprini, no São Roque e Vanderli Moreira, no Porto Meira. Já na Escola Gabriela Mistral, no Jardim Lancaster, o período integral começa a partir de março, quando será entrega a obra de reconstrução da unidade.

Fonte:

Deixe seu comentário