Portal da Cidade Foz

No Japão

Canoísta de Foz do Iguaçu garante vaga para as Olimpíadas de Tóquio 2020

A conquista foi na categoria K1, obtida na fase classificatória do Campeonato Mundial de Canoagem na Espanha.

Postado em 27/09/2019 às 09:49 |

(Foto: Arquivo Pessoal )

A canoísta Ana Sátila, atleta do Instituto Meninos do Lago (Imel), garantiu nesta quinta-feira (26) a primeira vaga da canoagem slalom brasileira para os Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão, em 2020. A conquista foi na categoria K1 feminino (caiaque individual), obtida na fase classificatória do Campeonato Mundial de Canoagem, disputado em La Seu D’Urgell, na Espanha. As semifinais e as finais serão no sábado (28).

“Eu não tenho palavras para descrever esse momento de novamente poder competir nos Jogos Olímpicos”, comemorou a atleta, que já disputou os Jogos de Londres (2012) e do Rio de Janeiro (2016). “Eu gostaria de agradecer a todos que me apoiaram, agradecer a Foz do Iguaçu, onde eu moro atualmente, e a Primavera do Leste (MS) onde iniciei minha carreira”, completou.

A vaga conquistada pela atleta foi para o País. A participação nos Jogos do Japão será oficializada após a seletiva nacional, programada para o primeiro semestre de 2020, inicialmente no Rio de Janeiro.

Canoa individual

Ana Sátila ainda vai disputar nesta sexta-feira (27) uma vaga olímpica na categoria C1 (canoa individual), que é a sua especialidade. Caso conquiste a segunda vaga para o Brasil, a Confederação Brasileira de Canoagem deverá indicar em qual categoria ela vai disputar – porque cada atleta tem direito a uma embarcação na Olimpíada.

A única chance de Ana disputar as duas categorias (K1 e C1) em Tóquio será se nenhuma outra atleta brasileira obter a classificação.

Outras disputas

As canoístas Omira Estacia e Marina Souza também competiram nas eliminatórias do K1, nesta quinta-feira, mas não conseguiram passar para a próxima fase. Elas ainda disputam nesta sexta-feira (ao lado de Ana Sátila) as classificatórias do C1.

No C1 masculino, Charles Correa ficou muito próximo da classificação para a semifinal. Seu tempo de 99.19s na segunda descida da classificatória garantiu a ele a 11ª posição – apenas dez foram para a semifinal. Kauã Silva e o iguaçuense Felipe Borges também não passaram nas classificatórias.

Já no K1 masculino, a fase classificatória será nesta sexta-feira. Competem Pedro Gonçalves, o Pepê, Fábio Rodrigues e Guilherme Rodrigues.

Fonte:

Deixe seu comentário