Portal da Cidade Foz

Gestão Esportiva

Esporte como ferramenta para mudança de vida abre debate do Encontro de Gestores

Cerca de 450 gestores de 200 municípios estiveram na cidade para aprender novos conceitos e aperfeiçoar projetos em áreas esportivas.

Publicado em 04/12/2021 às 09:34

(Foto: Welyton Manoel/PMFI)

Com investimento, estrutura e apoio do poder público, o esporte pode formar muito mais do que grandes atletas, mas principalmente bons cidadãos. Esse foi o debate que abriu o 7º Encontro de Gestores do Esporte do Estado do Paraná, realizado em Foz do Iguaçu, que começou na última quinta-feira, 2. 

O secretário municipal de Esporte e Lazer, Antônio Sapia, discursou na abertura como anfitrião do evento, que reuniu cerca de 450 gestores, entre prefeitos, secretários e diretores de mais de 200 municípios do Paraná. 

Sapia reforçou que é preciso iniciar o trabalho desde a base, dentro dos bairros e com projetos de cunho social, que permitem ao jovem uma nova perspectiva por meio do esporte. Atualmente, a Secretaria de Esporte e Lazer de Foz do Iguaçu apoia cerca de 30 projetos esportivos na cidade, em diversas modalidades como basquete, atletismo, vôlei, futsal, entre outros – que também contam com o apoio da Itaipu Binacional, universidades e colégios. 

“O esporte precisa de gente que trabalha, como todos os que vieram aqui. Em Foz, temos iniciativas de sucesso, que não perdem em nada para grandes cidades do Brasil. Isso só acontece por conta do apoio que encontramos e por termos pessoas dispostas a enfrentar qualquer dificuldade”, garantiu. 

Segundo o superintendente de Esporte do Governo do Estado do Paraná, Helio Wirbiski, a força de vontade dos gestores paranaenses faz toda a diferença para mudar o Estado no patamar esportivo brasileiro. 

“Neste ano, nós fomos para competições e voltamos a frente de estados que possuem um histórico esportivo muito maior. Claro que as medalhas e conquistas devem ser celebradas, mas é muito mais do que isso. Vimos que nossos gestores modificaram a forma de pensar, se atualizaram e com muita criatividade e dedicação, estão aqui”, celebrou. 

Durante o evento, os participantes assistiram a palestras sobre novos conceitos de preparação de atletas, captação de recursos para projetos, além de discutir o planejamento de atividades para 2022. 

“A frase central da programação foi ‘o esporte que queremos’, sendo assim, o trabalho conjunto se mantém essencial para a nossa área. O cenário esportivo mudou, então é muito necessário que todos passem por essa avaliação”, ressaltou o diretor técnico da Secretaria de Esporte e Lazer, Roberto Borges. 

Turismo esportivo

O encontro dos gestores em Foz marca também o interesse do município e do Governo do Estado em organizar na cidade grandes eventos relacionados ao esporte. Wirbiski também esteve com o prefeito Chico Brasileiro para apresentar a proposta que trará mais visitantes a Foz e movimentará a economia. 

“A pedido do governador Ratinho Junior estamos desenvolvendo um trabalho em que as ações no esporte se integrem a outras áreas para que proporcionem progresso, desenvolvimento e geração de renda para as cidades. Foz possui uma excelente estrutura para eventos, e, através deste trabalho integrado, seguirá sendo o grande destino de eventos do Paraná e Brasil”.

Um exemplo disso será visto nesse fim de semana, com a etapa Lindeiros dos Jogos de Aventura e Natureza, com etapas de paraquedismo, caiaque, beach tênis, BMX, entre outros, realizados em diversos locais da cidade. 

O encerramento será com uma grande festa, junto à inauguração do Gramadão da Vila A, neste sábado (4).

Fonte:

Deixe seu comentário