Portal da Cidade Foz

esporte

Foz do Iguaçu sedia 1ª Corrida e Caminhada contra o câncer de pele

Evento acontece em 16 de dezembro e faz parte da campanha "Eu Protejo Minha Pele" para alertar esportistas sobre a importância da fotoproteção.

Publicado em 24/11/2018 às 23:40

(Foto: Ilustrativa/Pixabay)

O Instituto Melanoma Brasil amplia o leque de ações da campanha "Eu Protejo Minha Pele", com a 1ª Corrida e Caminhada Melanoma Brasil. A novidade terá como palco a cidade de Foz do Iguaçu, onde a entidade está sediada. A atividade acontecerá em 16 de dezembro, às 8h, no Gramadão da Vila A. A iniciativa é mais um passo importante na conscientização de esportistas e da população em geral sobre o melanoma, tipo de câncer de pele mais perigoso e letal. A ação ocorre no mês marcado nacionalmente pela atenção à prevenção da doença, com o movimento Dezembro Laranja.

Totalmente sem fins lucrativos, a corrida será disputada em um percurso de 7,7 km. Já a caminhada se estenderá em um trajeto de 4,4 km. As inscrições estão abertas e seguem até 13 de dezembro no site, clique aqui. O valor para inscrições individuais é de R$ 60. No caso de grupos com mais de 20 pessoas, o valor por pessoa cai para R$ 55. O kit será composto por camiseta com proteção UV e amostra de protetor solar, entre outras surpresas.

"A 1ª Corrida e Caminhada Melanoma Brasil reforça, de forma lúdica, a importância de adotar medidas de fotoproteção durante as atividades esportivas ao ar livre. Exercícios físicos trazem inúmeros benefícios à saúde e auxiliam na prevenção do câncer e outras doenças, mas é fundamental praticar com segurança. Proteger a pele não se restringe ao uso de protetor e envolve outras medidas como o uso de acessórios (óculos, bonés, roupas com proteção UV etc), a escolha do horário adequado, entre outras orientações que serão reforçadas na corrida", destaca Rebecca Montanheiro, presidente do Instituto Melanoma Brasil.

O câncer de pele é o tipo de maior incidência no Brasil e, sozinho, apresenta mais casos do que os outros 17 tipos de tumores, segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA). O melanoma é um tipo de câncer de pele originado nos melanócitos – células que produzem a melanina, substância responsável pela cor da pele. Apesar de menos comum, pois representa apenas 5% dos tumores malignos de pele, é o de maior gravidade e mortalidade, devido a sua grande capacidade de produzir metástases – quando as células tumorais comprometem outros órgãos.

Somente neste ano, a estimativa é de 6.260 novos casos de melanoma no País, sendo 2.920 homens e 3.340 mulheres no Brasil. A região Sul é a de maior incidência. São 5,71 casos por 100 mil homens e, na população feminina, ocorrem 4,74 casos para cada 100 mil habitantes.

"A intenção é fomentar o acesso à informação. A população em geral e mesmo os pacientes diagnosticados com o melanoma não conhecem a doença. Isto mostra a falta de conhecimento sobre este tema. Neste ano, todas as ações da ONG estão dando ênfase aos atletas, amadores ou não, com grande exposição ao sol. Nada melhor do que promover essa corrida para mostrar que todos precisam tomar os mesmos cuidados", acrescenta Rebecca.

Serviço

1ª Corrida e Caminhada Melanoma Brasil

Data: 16 de dezembro (domingo)

Horário: 8h

Local: Gramadão da Vila A

Endereço: Avenida Silvio Américo Sasdelli, 600 – Foz do Iguaçu - PR

Inscrições: Até 13 de novembro no site www.ticketagora.com.br/melanomabrasil

Mais informações: www.ticketagora.com.br/melanomabrasil

Fonte:

Deixe seu comentário