Portal da Cidade Foz

Novas empresas pretendem se instalar na área industrial

Os terrenos serão disponibilizados após edital de licitação; A expectativa é que sejam gerados mais empregos e renda na cidade.

Publicado em 12/02/2017 às 21:09

Cerca de 30 empresários protocolaram na Prefeitura de Foz do Iguaçu a intenção de instalar empresas no distritoindustrial. De acordo com a  Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Indústria e Comércio, Salete Horst, o pedido é importante para a administração tomar conhecimento da atividade que o empresário deseja executar.

“Hoje a gente pretende fazer instalação de segmentos multissetoriais, o que não era feito no passado, para que empresas próximas uma da outra não sejam prejudicadas pela atividade executada ao lado”, disse Salete.

Terrenos onde os proprietários não cumpriram o contrato foram retomados pela prefeitura e estão passando por uma subdivisão para atender os novos empreendedores.

“Analisamos os pedidos protocolados e tomamos conhecimento da necessidade dos empresários, terrenos de 15 e 20 mil m² estão sendo divididos em terrenos de três a cinco mil metros para atender a realidade dos negócios, com a atualização poderemos atender mais empresas”.

De acordo com a secretária ainda não há um prazo para a publicação do edital de licitação devido à legislação para editais em período eleitoral. “Estamos aguardando um parecer jurídico para executar os trâmites normais. Em breve teremos uma decisão”, justifica Salte.

As empresas que protocolam a intenção de se instalar na área serão avisadas quando o edital for publicado. Outras que não demonstraram interesse neste primeiro momento também poderão participar da concorrência para adquirir as áreas.

Espaço para serviços

A lei para instalação nos parques industriais está sendo revistas e possivelmente abrangerá o setor de serviços. “A administração está pensando em ter nesse espaço uma área reservada para serviços. Termos espaço para empresas prestadoras de serviços e também voltados para inovação e tecnologia. É uma ideia que está sendo pensada pela nova administração para atender esta demanda”, adiantou a secretária.

Parques

O município possui três parques industriais. Um deles está na região do Pilar Parque Campestre em 1991, através do Programa de Desenvolvimento Industrial de Foz do Iguaçu (PRODIFI). A área tem 47 mil metros quadrados, divididos em lotes que variam entre 1,2 mil a cinco mil metros quadrados.

Outro parque está localizado no bairro Portal da Foz, desde 1995. Ele tem a função especifica de promover a desconcentração de unidades fabris de pequeno e médio porte. De acordo com o decreto de criação, essas indústrias de menor porte devem ser localizadas em áreas disponíveis, e previamente definidas pelo município.

São destinadas a atividades industriais não poluentes. A área possui 47 mil metros quadrados, subdivididas em lotes de 400 e 800 m². O mini distrito foi ampliado para 13 mil metros quadrados, no Jardim Europa e divisão passou a ser em lotes com 800 e 1,2 mil m².

O terceiro parque industrial foi criado em 2005. Este Parque tem uma área de quase 1.5 milhão de metros quadrados. Destes, um total de 912 mil metros foram subdivididos em lotes de tamanhos variáveis, para atender empresas de pequeno, médio e grande porte.

Fonte:

Deixe seu comentário