Portal da Cidade Foz

Política

Comtur e Soldado Fruet debatem ações para fortalecer o turismo de Foz

O deputado estadual eleito participou da reunião plenária do Conselho Municipal de Turismo.

Publicado em 31/10/2018 às 00:03
Atualizado em

(Foto: Marcos Labanca)

Eleito deputado estadual neste ano, o Soldado Frutet (Pros) participou da sessão ordinária do Comtur (Conselho Municipal de Turismo) realizada nessa terça-feira, 30. O diálogo busca a atuação conjunta entre o conselho e o representante de Foz do Iguaçu na ALEP (Assembleia Legislativa do Estado do Paraná) em torno de pautas para o desenvolvimento do turismo.

A finalidade do Comtur é formular e implementar a política municipal de turismo. A plenária do órgão é formada por quase 40 instituições e inclui representantes do poder público, universidades públicas e privadas, entidades de classe, atrativos turísticos e empesas dos segmentos da hotelaria, gastronomia e comércio.

Ao parlamentar eleito, os conselheiros defenderam o turismo como a principal mola propulsora da economia no município, fator de geração de emprego e renda. Os membros do Comtur pediram a Fruet que a pauta do segmento turístico seja priorizada em seu mandato e informaram que o órgão poderá subsidiá-lo com projetos, estudos e insumos técnicos.

A articulação em torno da criação de um fundo estadual para fomentar o turismo, que tramita na ALEP, foi uma das pautas destacadas na reunião do Comtur. A redução da alíquota do ICMS do combustível de aviação, a destinação de recursos para a divulgação e a promoção turística e segurança pública e obras de infraestrutura em Foz também foram destacadas.

“Foi uma primeira reunião para o deputado eleito conhecer as necessidades do turismo”, explicou Carlos Silva, presidente do Comtur. “Queremos trabalhar em parceria para que as bandeiras do setor sejam defendidas na Assembleia Legislativa e que o turismo passe por uma verdadeira transformação, gerando grande desenvolvimento para a nossa cidade”, frisou.

Mandato a favor do turismo

O deputado eleito Soldado Fruet fez uma breve apresentação de sua trajetória política e dos projetos que pretende defender na Assembleia Legislativa do Paraná e junto ao Governo do Estado. Ele se comprometeu em ser o interlocutor do Comtur na Assembleia Legislativa do Paraná e colocou o mandato que iniciará em janeiro de 2019 à disposição do conselho.

“Defenderei projetos para trazer mais atrativos a Foz do Iguaçu e com isso aumentar o tempo de permanência do turista”, afirmou. “A cidade já viveu vários ciclos econômicos, mas o turismo permaneceu, demonstrando que esse segmento é a grande alavanca de desenvolvimento e fonte de empregos”, enfatizou Soldado Fruet.

Fruet comentou que pretende integrar a Comissão Permanente de Turismo da ALEP, colegiado responsável por debater e conduzir as demandas do setor no Legislativo estadual. Ele disse que fará economia de recursos públicos destinados a assessorias e atividades parlamentares como contrapartida para a aprovação de seus projetos e demandas da cidade.

“Irei economizar em torno de R$ 1,5 milhão por ano reduzindo a nomeação de assessores. Esse será um argumento que vou usar para garantir a aprovação dos nossos projetos”, destacou. “Meu único objetivo é trabalhar para o bem de Foz do Iguaçu e recuperar a confiança da população em seus representantes políticos”, pontuou.

Histórico e projetos

Policial militar de 44 anos e candidato pela primeira vez em 2018, Soldado Fruet foi eleito deputado estadual com 35.231 votos. Entre suas principais propostas estão a criação de incentivos a empresários para a contratação de adolescentes e jovens, projeto de apoio jurídico aos policiais militares e implantação de um colégio militar e de uma clínica de reabilitação para usuários de drogas em Foz do Iguaçu.

Fonte:

Deixe seu comentário