Portal da Cidade Foz

desafios

Deputado Ratinho Junior recebe demandas do trade turístico

Gargalos na infraestrutura necessitam de solução para cidade seguir crescendo. Deputado assegurou recurso para promoção turística.

Publicado em 25/02/2018 às 08:55
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

(Foto: Christian Rizzi)

O Conselho Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu (Comtur), que coordena a gestão integrada do turismo, apresentou hoje (23) ao deputado estadual e pré-candidato ao governo do estado, Ratinho Jr. (PSD-PR) os desafios para o desenvolvimento do setor. Durante a reunião, estavam presentes representantes de entidades ligadas ao turismo, Codefoz e a Associação Comercial e Empresarial (ACIFI).

O secretário municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla, apresentou um panorama do atual momento do turismo local. De acordo com o secretário, relatórios feitos pela Organização Mundial do Turismo revelam que a tendência do futuro são os destinos de natureza e Foz do Iguaçu se projeta como um destino em alta no mundo.

“Hoje os maiores desafios são os gargalos de infraestrutura, que não permite continuar crescendo no ritmo que queremos crescer. Começa pela melhoria e expansão do aeroporto, duplicação da rodovia das Cataratas, revitalização do corredor turístico, pela Perimetral Leste, pelo viaduto da Costa e Silva, são obras que se impõe mais que necessárias”, informou Piolla. “Sem elas, vamos ter dificuldades de receber turistas e não vamos receber bem aqueles que vêm, e não receber bem é ferir um destino turístico”, acrescenta.

Em resposta às demandas, o deputado estadual revelou a vontade de planejar o turismo a médio e longo prazo. “A vocação de Foz é o turismo. Turismo de negócios, gastronômico, cultural, rural, ou seja, um nicho muito grande. O poder público tem que deixar de ser um entrave para que isso se desenvolva. O poder tem que ser um facilitador para trazer mais desenvolvimento, fazer com que o nosso turista que vem de outras regiões possa ficar mais tempo possível aqui”, frisa Ratinho.  

O pré-candidato e presidente do PSD-Paraná, Ratinho Jr, revelou ainda que em seu plano de governo o turismo terá um orçamento maior para promoção dos destinos. “O governo estadual gasta R$ 150 milhões em publicidade, pelo menos 40% deste recurso será usado para promover o turismo. Além disso, transformar a secretaria de turismo em uma agência ou autarquia, onde possa ter mais agilidade na tomada de decisões, montagem de equipe e trabalhar estrategicamente os turistas da América Latina, temos muitas coisas para ser feitas, temos mecanismos que pode alavancar a economia da cidade de uma maneira inteligente”, anuncia.

O presidente do Fundo Iguaçu, Carlos Silva, elogiou a iniciativa do deputado e pontua que esse é um início de diálogo entre o trade e os pré-candidatos ao governo do estado. “Vejo que é uma tendência os candidatos virem ao público conversar, e nada mais justo que o Ratinho Jr. vir à Foz do Iguaçu entender nossa necessidade. É um primeiro momento, mas o fato de ter essa boa vontade de nos procurar e conversar, já mostra que está sensível a nos atender com as propostas, com a melhoria que nós precisamos para fortalecer o turismo do Destino Iguaçu”, avalia.

Fonte:

Deixe seu comentário