Portal da Cidade Foz

Reunião

Diretor-Geral de Itaipu, General Francisco Ferreira se reúne com vereadores

Na ocasião, os vereadores entregaram uma carta com propostas e sugestões para parcerias estratégicas entre Itaipu e Foz do Iguaçu.

Publicado em 07/12/2021 às 09:09

(Foto: Divulgação )

Desde da sua criação, no início de 2021, a Bancada Desenvolvimentista da Câmara de Vereadores vem debatendo temas estratégicos para a Foz do Iguaçu e região. Nesta segunda-feira (6), o Líder da Bancada, vereador Adnan El Sayed, e o vice-Líder, vereador Cabo Cassol, voltaram a se reunir com a Direção de Itaipu Binacional, o que gerou expectativas positivas para alguns projetos e reforçou algumas pautas já conhecidas.

O encontro aconteceu no Centro Executivo da Binacional onde os parlamentares foram recebidos pelo Diretor-Geral brasileiro, General João Francisco Ferreira, como fez seu antecessor, General Silva e Luna, no início do ano. Na ocasião, os vereadores entregaram uma carta com propostas e sugestões para parcerias estratégicas entre Itaipu e Foz do Iguaçu nas áreas de infraestrutura, desenvolvimento turístico e inovação. 

No turismo, os vereadores pedem investimentos na prainha de Três Lagoas, que fica às margens do Lago da usina e está em condições ruins para o uso seguro e agradável das pessoas, precisando de melhorias para novamente receber veranistas. Também, obras no chamado "corredor turístico", que liga Itaipu pela Rodovia Tancredo Neves ao Parque Nacional do Iguaçu, via Rodovia das Cataratas, passando pelo Centro da cidade e por regiões importantes como a Vila Portes, o Jardim Central e a Vila Yolanda, regiões de atratividade de visitantes, comércio e gastronomia. 

Na infraestrutura urbana, Adnan e Cassol focaram em duas demandas urgentes da cidade: o acesso entre a Vila Portes e o Jardim Jupira e a construção urgente de viadutos ou trincheiras ao longo da BR-277, a exemplo do chamado "trevo do CTG Charrua", que, segundo os vereadores, representam dois gargalos do desenvolvimento que podem ser solucionados muito mais rapidamente com o planejamento e investimentos de Itaipu. 

Quanto à inovação, a bancada sugere a criação de uma Feira Internacional de Inovação Científica, capaz de receber projetos de todo o mundo e dar visibilidade às pesquisas desenvolvidas dentro do próprio espaço de Itaipu, onde fica o PTI e funcionam laboratórios da Unioeste, Unila e outros institutos.

Os vereadores aproveitaram a ocasião para saudar o General pelos 72 anos de vida e o cumprimentaram pela decisão de morar na cidade e cumprir o importante papel de estar à frente da Usina de Itaipu. 

A bancada desenvolvimentista foi criada no início da atual legislatura e é a maior da Câmara, contando com a participação de todos o vereadores. Seu papel, é debater e apresentar propostas para a cidade dentro de uma lógica de desenvolvimento econômico e social.

Fonte:

Deixe seu comentário