Portal da Cidade Foz

Ação Imediata

Operação buscou tirar de circulação falsos guias de turismo do centro de CDE

Desde que a Ponte da Amizade reabriu, turistas brasileiros voltaram a ser vítimas de assaltos no Paraguai.

Publicado em 09/11/2020 às 08:53
Atualizado em

(Foto: Divulgação / La Clave)

A Polícia Nacional do Paraguai realizou no sábado (7) uma operação no centro de Ciudad del Este para tirar os chamados "piranhas" das ruas, que atuam como guias turísticos para burlar e agredir compradores estrangeiros. Durante o procedimento, várias pessoas foram autuadas e transferidas para a sede da Diretoria de Polícia de Alto Paraná.

Desde a reabertura da Ponte da Amizade, os turistas brasileiros voltaram a ser vítimas de falsos guias de compras, que os levam a um estabelecimento onde são roubados por bandidos. O último caso foi registrado nesta quinta-feira (5) quando Aldair Sales da Silva, foi “guiado” por uma “piranha” até uma loja localizada no primeiro andar de um shopping, onde três estranhos levaram dele 1.500 reais, destinados à compra de um celular.

Na sexta-feira (6), a Diretoria de Defesa do Consumidor do município fechou o estabelecimento que nem tinha patente comercial.

A Portaria n.º 008/2015 da Câmara Municipal proíbe a presença de guias turísticos no microcentro de CDE. As pessoas que desejam realizar este serviço devem se cadastrar no Cadastro Nacional de Turismo do SENATUR.

A este respeito, Rocío Maldonado, chefe regional de Turismo, disse ao La Clave que, em Alto Paraná, 34 pessoas estão qualificadas para prestar o serviço de guia, mas nenhuma atua na área comercial.

Fonte:

Deixe seu comentário