Portal da Cidade Foz

Pandemia

Atividade comercial não essencial volta a ser proibida às 23h de sábado

O município também solicitou ao Governo Federal a implantação de barreiras sanitárias na Ponte da Amizade.

Publicado em 19/02/2021 às 02:50
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

Em um vídeo gravado nesta sexta-feira (19) e divulgado à população, o prefeito Chico Brasileiro anunciou medidas mais rigorosas no combate à transmissão do coronavírus em Foz do Iguaçu. As taxas de ocupações dos leitos de UTI do Hospital Municipal para pacientes da Covid-19 estão em 100%.

Segundo o chefe do Poder Executivo, a partir deste sábado (20) os estabelecimentos comerciais deverão encerrar suas atividades até as 23h. A exceção se dá com os serviços considerados essenciais. Também será proibida a circulação de pessoas nas ruas entre 23h e 5h.

"Nós iremos aumentar a fiscalização para evitar que qualquer atividade econômica funcione a partir das 23h", informou o prefeito. "A prefeitura aplicará multas, tanto aos estabelecimentos quanto às pessoas que desrespeitarem esse decreto municipal e o decreto estadual. As multas são pesadas, pois estamos em um momento difícil e a gente não pode permitir que uma parte da população continue se aglomerando e continue colocando em risco vidas que estamos na iminência de perdê-las em função da transmissão acelerada da doença em Foz do Iguaçu", continuou Chico Brasileiro.

O prefeito também anunciou que haverá medidas restritivas para atividades esportivas coletivas, suspensão de bailes, confraternizações e também para atividades religiosas, com igrejas e templos podendo funcionar com apenas 30% de sua capacidade. "Eu sei que é difícil para todos, mas é importante que a gente diminua a concentração de pessoas, que a gente diminua a aglomeração e que a gente possibilite atitudes preventivas para que todas as famílias estejam mais protegidas contra essa aceleração da doença em Foz do Iguaçu", frisou o prefeito. As medidas valem por 14 dias, podendo ser prorrogadas ou encerradas, de acordo com os boletins epidemiológicos da doença.

Fronteira

Segundo Chico Brasileiro, a prefeitura também encaminhou nesta sexta-feira (19) para o Ministério da Saúde, através da Secretaria de Assuntos Federativos do Governo Federal, um pedido para que haja um monitoramento na Ponte da Amizade e que haja exigência de teste negativo, através do PCR negativo, para que pessoas estrangeiras, ou mesmo pessoas não residentes no Brasil, tenham controle na entrada em território brasileiro.

De acordo com o prefeito, em torno de 30% dos atendimentos da triagem do Hospital Municipal estão sendo de pessoas que vêm de outros países, especialmente o Paraguai.

Casos em Foz

No boletim da Secretaria de Saúde divulgado nesta sexta-feira, Foz do Iguaçu soma 24.506 casos positivos de Covid-19, dos quais 23.553 pessoas já foram curadas. O município também soma desde o início da pandemia 378 mortes causadas pela doença e, no momento, a cidade está com 575 casos ativos, quando as pessoas possuem sintomas ou sinais leves e podem transmitir a doença.

Veja abaixo o vídeo na íntegra do Prefeito Chico Brasileiro:


Fonte:

Deixe seu comentário