Portal da Cidade Foz

Saúde

Campanha de vacinação contra a gripe termina no dia 9 de junho

Idosos são o grupo com maior cobertura vacinal desde o início da campanha; Número de crianças e gestantes vacinadas ainda é baixo.

Publicado em 29/05/2018 às 21:46

(Foto: Divulgação/PMFI)

O Governo do Estado do Paraná anunciou esta semana a prorrogação da Campanha de Vacinação contra a gripe, até o dia 9 de junho.  Em Foz do Iguaçu, todas as 28 Unidades Básicas de Saúde (UBS) disponibilizam a vacina. 

Até agora, a campanha já atingiu 61% do público alvo, estimado em 65 mil pessoas no município. O Paraná é o Estado com maior cobertura vacinal na região sul do país. Ainda assim, o índice de cobertura vacinal em alguns grupos preocupa. 

Entre crianças de 6 meses e 4 anos, por exemplo, só 30% foram vacinadas em Foz. A vacinação entre gestantes (50%) e pessoas com doenças crônicas (51%) também está abaixo do esperado. Os idosos representam o grupo com maior cobertura vacinal atualmente, 87% ao todo, o que representa mais de 17 mil pessoas. 

Também devem receber a vacina mulheres em período de 45 dias após o parto (puérperas), profissionais de saúde, indígenas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e professores das instituições públicas e privadas.

O objetivo da vacinação é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza. Em todo o Paraná, 9 pessoas já morreram vítimas da Influenza este ano – 3 casos em Foz do Iguaçu. A vacina previne contra os três tipos de vírus que mais circulam no país: influenza A (H3N2), influenza A (H1N1) e influenza B. 

Serviço

Devido ao feriado de Corpus Christi, as unidades de saúde estarão fechadas nesta quinta (31), e na sexta (1º) funcionarão em regime de escala. Os horários das salas de vacina podem ser consultados pelo site SaúdeFoz


Fonte:

Deixe seu comentário