Portal da Cidade Foz

saúde

Cirurgias Eletivas realizadas pela prefeitura de Foz cresceu quase 40%

Hospital Municipal e convênio Hospital Cataratas foram responsáveis por 798 cirurgias eletivas nos primeiros meses de 2018.

Publicado em 31/05/2018 às 21:42

(Foto: Divulgação/PMFI)

A contratação de novos médicos em diversas especialidades ampliou  em 39,37% a oferta de cirurgias eletivas em Foz do Iguaçu. Entre os meses de Janeiro a Abril deste ano foram realizados 754 procedimentos no Hospital Municipal Padre Germano Lauck. Um convênio assinado entre a Prefeitura e o Hospital Cataratas também possibilitou a realização de 44 cirurgias somente no mês de abril, totalizando 798 intervenções.

O aumento é significativo se comparado ao mesmo período do ano passado, quando foram feitas 541 cirurgias. A expectativa é que o número seja ainda maior no segundo quadrimestre, pois o termo de cooperação com o Hospital Cataratas, assinado no final de março, prevê a realização de até 80 cirurgias por mês.

Cirurgias Eletivas

As cirurgias eletivas são os procedimentos em que se consegue escolher a data para se realizar a intervenção cirúrgica. São problemas que interferem na qualidade de vida do paciente, sem porém, oferecer risco imediato. Geralmente esses procedimentos são realizados após diversos exames, que são feitos para obter as melhores condições de saúde do paciente para minimizar os transtornos da intervenção.

De acordo com o relatório do Hospital Municipal, das 754 cirurgias realizadas, 242 são de classificação geral, que incluem cirurgia abdominal, cirurgia videolaparoscópica e cirurgia do trauma. Também foram realizadas 200 cirurgias de ortopedia, 126 de urologia, 67 de pediatria, 43 vascular, 26 plásticas, 22 otorrinolaringologia, 14 de bucomaxilofacial, 4 de oftalmologia e 1 de neurologia. 

Com os novos convênios firmados pelo município, as cirurgias eletivas continuarão a crescer, especialmente as de oftalmologia que estavam paradas. Os dados fazem parte da prestação de contas do primeiro quadrimestre da Secretaria Municipal de Saúde, que foi apresentada na ultima segunda-feira (28) na Câmara de Vereadores. Após a análise do COMUS (Conselho Municipal de Saúde), o material estará disponível para a população no site Saúde Foz.

Urgência e Emergência

As cirurgias de urgência e emergência também aumentaram no Hospital Municipal. Foram 1.242 procedimentos no primeiro quadrimestre de 2018. O número é 14% maior que o mesmo período do ano passado. Nestes casos, as intervenções em ortopedia e clinica geral são as mais frequentes.

Ampliação

Do ano passado até agora, o governo municipal contratou 173 novos médicos e também ampliou o Programa de Residência Médica, hoje com 67 profissionais. “Todo esforço esta sendo feito para organizar e normalizar esses atendimentos, mas este aumento reflete a forma como a saúde foi tratada em anos anteriores. Existiam filas acumuladas de muitos anos, pessoas que só agora conseguiram atendimento especializado”, disse a secretária de saúde, Katia Yumi.

A Secretaria Municipal de Saúde segue em busca de profissionais para algumas especialidades. Consultas em Reumatologia, Pneumologia, Gastropediatria, Alergologia  inda não são atendidas pela rede municipal pela falta de prestadores de serviço, apesar de todos os esforços empregados na tentativa de credenciar esses serviços.

Mesmo com o grande volume de médicos contratados no último ano e o expressivo aumento no número de consultas agendadas todos os meses, existe um déficit histórico nas consultas especializadas, o que ainda gera um volume de procura maior do que o ofertado, causando assim uma demanda reprimida.


Fonte:

Deixe seu comentário