Portal da Cidade Foz

Educativa

Começam inscrições para gincana contra a dengue, com prêmios de R$ 300 mil

ideia de toda a campanha é envolver 50 escolas municipais e mobilizar direta e indiretamente 100 mil pessoas de toda a comunidade.

Publicado em 20/05/2023 às 12:23

A gincana educativa da campanha “Escola Amiga da Saúde - Todos contra a dengue” está com as inscrições abertas até 31 de maio. A competição vai distribuir R$ 300 mil em prêmios para as dez unidades de ensino municipal de Foz do Iguaçu que mais se destacarem na luta contra o mosquito Aedes aegypti. A disputa, que acontece até novembro deste ano, é patrocinada pela Itaipu. A iniciativa envolve ainda a Prefeitura e o Grupo de Trabalho Itaipu Saúde (GT-Saúde).

A ideia de toda a campanha, que inclui também distribuição de cartilhas orientativas de saúde única, é envolver 50 escolas municipais e mobilizar direta e indiretamente 100 mil pessoas de toda a comunidade.

Nas últimas semanas, a Secretaria Municipal de Educação se reuniu com diretores do ensino público do município para apresentar a campanha e tirar dúvidas sobre a ação. “As escolas foram bastante receptivas e gostaram muito da possibilidade de poderem atuar como protagonistas nessa mobilização”, diz Hélio Machado Pereira Júnior, da Secretaria de Educação de Foz e um dos organizadores da gincana.

As inscrições iam terminar neste sábado, dia 20 de maio, mas o prazo foi estendido por mais onze dias para ampliar as chances de participação. Até agora, 14 escolas já se inscreveram. Para acessar o regulamento e participar, basta acessar o endereço abaixo e preencher o formulário, e verificar se atende aos requisitos: https://tinyurl.com/3kwbadpm

Epidemia

Mais que a premiação, a campanha tem como foco reduzir os altos índices de infestação do mosquito e o número de notificações da doença. A região vive uma epidemia de dengue. Só em Foz do Iguaçu, são mais de 47,8 mil casos suspeitos, dos quais 5.349 foram confirmados e doze óbitos registrados.

A cidade toda está unida para vencer a doença e a campanha Escola Amiga da Saúde é uma grande aliada nesta investida. “Estamos trabalhando em parceria na prevenção à doença. As escolas são multiplicadoras dessa conscientização e, por isso, precisamos fazer delas nossas parceiras”, explica Kleber Vanolli, gerente da Divisão de Iniciativas de Responsabilidade Social da Itaipu.

Cartilhas

Nesta semana, numa outra frente da campanha, a distribuição das cartilhas chegou ao Paraguai. Mil guias de saúde única estão sendo distribuídas em seis escolas dos municípios vizinhos de Ciudad del Este, Hernandarias, Presidente Franco e Coronel Oviedo. Em Puerto Iguazú, na Argentina, a distribuição do material começa em junho. Em Foz, começou no mês passado.

As escolas que estão recebendo as cartilhas foram definidas levando em consideração os indicadores epidemiológicos de cada país da tríplice fronteira (Brasil, Paraguai e Argentina), onde a mobilização acontece.

Alunos de 3º e 4º anos recebem o material com orientações sobre prevenção e controle de saúde em geral, conectando a saúde humana à ambiental e animal. A distribuição do material no Paraguai e na Argentina está a cargo do GT-Saúde. Já no Brasil, é feita tanto pelo GT quanto pela Secretaria de Educação. Os guias ajudam no aprendizado de forma educativa e lúdica, e também servem de ferramenta para a gincana.

Fonte:

Deixe seu comentário