Portal da Cidade Foz

saúde

Dia D de vacinação para adultos contra sarampo será neste sábado

As UBSs estarão abertas das 8h às 17h para vacinar população. Público alvo são jovens de 20 a 29 anos.

Publicado em 27/11/2019 às 21:09

(Foto: Divulgação/Agência Brasil)

As 29 unidades básicas de saúde de Foz do Iguaçu estarão abertas, neste sábado (30), das 8h às 17h, para vacinar a população contra o sarampo. A mobilização marca o “Dia D” da campanha nacional de imunização, voltada aos jovens de 20 a 29 anos.

Essa é a segunda etapa da campanha. A primeira fase, em outubro, mobilizou a imunização de crianças entre seis meses a menores de cinco anos. A intensificação da vacinação nestes grupos deve-se a maior vulnerabilidade e risco de complicações da doença.  

De acordo com os dados epidemiológicos do sarampo no Paraná, 429 pessoas contraíram o Morbillivirus. Desse total, cerca de 53% dos casos são de jovens entre 20 a 29 anos. Em Foz, essa população corresponde a 44.359 pessoas. Desde o início do ano até agora, 6.550 pessoas desse grupo foram vacinadas.

Para quem nunca se imunizou contra o sarampo, a orientação da campanha para esse público é receber duas doses da vacina, com intervalo de trinta dias entre as aplicações. 

A meta a ser alcançada é de 95% desse grupo, porém muitas pessoas desse grupo já foram vacinadas na infância, mas como antigamente não havia um sistema de informação, esses dados não foram registrados.

Com a implantação do RP Saúde, sistema online de cadastro o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SPNI), os novos dados já fazem parte da rede de informação integrada do município.

Mobilização

Os números do sarampo no Brasil e no Paraná colocaram em alerta as regiões de fronteira como Foz do Iguaçu, por onde circulam milhares de pessoas. A adesão do município às mobilizações contra sarampo refletiu na superação de metas para o público infantil. Até agora, não houve nenhum registro da doença no município.

De acordo com boletim do Ministério de Saúde, com as ações e campanhas, Foz do Iguaçu superou as metas estabelecidas para a vacinação da tríplice viral em crianças de seis meses a menores de dois anos.

Em crianças entre seis a onze meses, o município registrou 104.32% da meta, com a aplicação de 1.730 doses. Entre doze meses a menores de dois anos, Foz atingiu 117.4% da meta com a aplicação de 3.875 doses. A tríplice viral também protege contra caxumba e rubéola e está disponível em todas as unidades básicas de saúde do município.

Orientações

Documentação

A Secretaria Municipal de Saúde orienta os moradores a levarem na UBS o documento com identidade e a caderneta de vacinação. Outra informação importante é que embora a campanha tenha foco em dois públicos, pessoas entre 30 e 49 anos também podem se vacinar, caso não tenham recebido as doses ainda.

Fonte:

Deixe seu comentário