Portal da Cidade Foz

saúde

Funcionamento do Hospital Municipal é tema de encontro com Governo do Estado

Triangulação vai garantir desafogo ao caixa municipal para investimentos no Hospital Municipal.

Postado em 14/05/2019 às 14:32 |

Próximos de encontrarem uma solução definitiva para o Hospital Municipal de Foz do Iguaçu, o deputado Hussein Bakri (PSD) e o Prefeito Chico Brasileiro (PSD) se reuniram nesta terça-feira (14) com o Secretário Estadual da Saúde, Beto Preto. Várias possibilidades foram colocadas à mesa para garantir o custeio financeiro da instituição, entre elas a compra de equipamentos de UTI pelo Governo do Estado e o ressarcimento dos atendimentos já realizados de casos de dengue. Na próxima semana, o tema voltará a ser tratado junto a autoridades do Governo Federal, com o objetivo de buscar uma solução definitiva para o bom funcionamento do Hospital.

"Solucionar esse problema da saúde de toda a região da Fronteira é uma determinação do Governador Ratinho Junior. Ele tem uma preocupação social muito grande, de olhar pelos cidadãos. Por isso, saímos muito otimistas da reunião de hoje, na qual pudemos avançar mais um passo para que o Hospital tenha mais tranquilidade para seguir prestando um bom serviço à comunidade", comemorou Hussein Bakri, que é Líder do Governo na Assembleia Legislativa.

No encontro desta terça-feira, o Secretário Beto Preto adiantou que o Estado irá assumir a compra de equipamentos de UTI para o Hospital Padre Germano Lauck, cuja licitação no valor de mais de R$ 1,5 milhão já foi aberta pela Prefeitura de Foz do Iguaçu. Além da economia nessa compra, o poder público municipal vai poder encerrar a despesa mensal do aluguel da maioria dessas máquinas. Em paralelo, o Governo também vai ressarcir os gastos de atendimentos de casos de dengue na instituição.

Já numa articulação que envolveu também o Secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, o Prefeito Chico Brasileiro irá apresentar à pasta nos próximos dias alguns projetos prioritários nessa área para o município. Com a liberação e custeio dessas obras por parte do Governo, a Prefeitura vai conseguir ter um fôlego no caixa para aportar recursos no Hospital Municipal.

O Secretário Beto Preto ainda garantiu que está reservada no orçamento a emenda de R$ 800 mil do deputado Hussein Bakri para reforma e ampliação da Unidade de Saúde da Vila Yolanda. O recurso será repassado à Prefeitura de Foz assim que for aprovada na Assembleia a doação do terreno onde funciona a Unidade, que hoje pertence ao Estado.

"Foi um dia de importantes conquistas em Curitiba, onde avançamos muito nas tratativas do Hospital Municipal e também da Unidade de Saúde da Vila Yolanda. Por isso, agradeço muito o apoio do deputado Hussein Bakri na articulação dessas agendas", afirmou Chico Brasileiro.

Fonte:

Deixe seu comentário