Portal da Cidade Foz

Mudanças

Hospital Municipal Padre Germano Lauck volta a coletar exames da Covid-19

O objetivo é desafogar a UPA Dr. Walter Cavalcante Barbosa, que ficará responsável somente pelo atendimento aos casos positivos de Covid-19.

Postado em 27/05/2021 às 09:35

(Foto: Christian Rizzi/PMFI)

A Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu informou nesta semana que o Hospital Municipal Padre Germano Lauck voltará a ser o ponto de coleta dos exames RT-PCR para detecção da Covid-19.

"Estamos readequando alguns serviços e retornando a coleta de exames para o hospital municipal. São decisões tomadas em conjunto com as equipes de saúde, que buscam formas mais assertivas para atender a todos com celeridade e segurança", disse a secretária de Saúde, Rosa Jeronymo.

No final de março, para desafogar atendimento no hospital municipal, após o aumento da demanda dos casos positivos para Covid-19, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Dr. Walter Cavalcante Barbosa, no Morumbi, passou a fazer a triagem e os exames covid. No entanto, a alta nas internações por covid das últimas semanas levou a Secretaria de Saúde a fazer novas adequações para atender todos os casos graves da doença.

"Nós estamos com 100% de lotação no hospital municipal e precisamos organizar a UPA Walter para que ela seja de uso exclusivo para as pessoas com covid. Estamos providenciando mais pontos de oxigênio e demais equipamentos na UPA, para que as pessoas positivadas para a doença não fiquem sem o atendimento", disse o prefeito Chico Brasileiro.

Com a mudança, será priorizado o espaço do hospital e da UPA para atendimento aos pacientes infectados pelo coronavírus.

RT-PCR

Os exames realizados pela Unila e o hospital municipal são do tipo RT-PCR (sigla em inglês para Reação em Cadeia da Polimerase com Transcrição Reversa), que utiliza técnicas de biologia molecular para fazer uma busca minuciosa pelo material genético do Sars-Cov-2 nas amostras de secreção nasal e oral dos pacientes.

"Graças a parceria entre Unila, Itaipu Binacional, hospital municipal e prefeitura seguimos ofertando um teste padrão ouro para a população. Esse teste é o melhor que pudemos adquirir, aprovado pelos melhores laboratórios de diagnóstico e de pesquisa que fazem o enfrentamento da pandemia”, reitera Chico Brasileiro.

O Laboratório de Biologia Molecular do Hospital Municipal conta com um aparelho moderno, fruto de um convênio destinado à modernização tecnológica do hospital. Com o extrator e purificador de ácido nucleico automatizado, o que antes levava 1h30 para realização de 30 extrações, agora permite fazer 96 extrações simultâneas em apenas 30 minutos, com capacidade de realizar 700 exames diariamente.

Foz do Iguaçu é uma das cidades que mais realiza exames RT-PCR no Brasil, com base per capita. "Os exames são essenciais para detectar cedo a doença e com isso evitar novos contágios. A parceria entre a Unila e o hospital municipal já realizou cerca de 85.000 exames", pontuou a secretária.

Plantão coronavírus

A partir desta terça-feira (25), os exames solicitados via central coronavírus serão agendados para coleta no hospital municipal. A central do plantão funciona 24 horas. Se você é morador de Foz do Iguaçu e tem dúvidas ou suspeita de covid-19 entre em contato com o Plantão Coronavírus através dos telefones: 0800 645 5655 (ligação gratuita) / (45) 3521- 1800 (WhatsApp e ligações).

Fonte:

Deixe seu comentário

Outras notícias

data-matched-content-ui-type="image_stacked" data-matched-content-rows-num="2" data-matched-content-columns-num="3">

Mais Lidas