Portal da Cidade Foz

Epidemia

Mutirão de combate à dengue disponibiliza caçambas para população do Morumbi III

Equipamentos permanecerão em cinco pontos do bairro até as 17h deste sábado (16), quando encerra a mobilização na região

Publicado em 15/03/2024 às 10:24

(Foto: Divulgação/Assessoria )

O mutirão de combate à dengue disponibilizou caçambas para o descarte de resíduos domésticos em cinco pontos da região do Morumbi III: Ruas José Carlos Pace 2614; Maguari 03 (esquina com Barão da Serra Negra), Heleno de Freitas 1990 e Nivaldo do Amaral 790 e 1170. Os equipamentos permanecerão no local até as 17h deste sábado (16), quando se encerra a mobilização no bairro.

Além da oferta das caçambas, equipes da Secretaria de Obras estão com maquinários para recolhimento de entulhos pesados na região e que representam riscos para formação de focos do Aedes aegypti.

As duas ações concluem a mobilização que teve início na última segunda-feira (11) com a execução de serviços de vistoria, limpeza e fiscalização. Esse é o quarto mutirão realizado pela prefeitura neste ano. A força-tarefa já aconteceu nas regiões de Três Lagoas, Jd. São Paulo e Bubas.

A intensificação dos trabalhos visa enfrentar a epidemia da doença. De acordo com último boletim da dengue, Foz soma 10.083 notificações e 1.280 casos confirmados, sendo que 25% dos registros pertencem a moradores da região Leste, na grande Morumbi, que divide o ranking com a região Norte, na Vila C.

Multa

A fiscalização também está sendo intensificada pela Secretaria da Fazenda. Proprietários de terrenos sujos ou com focos do Aedes aegypti são autuados imediatamente, ou seja, sem a notificação prévia, com multas que podem variar de R$ 111,87 a 11.187,00 (de 1 a 100 Unidades Fiscais de Foz do Iguaçu - UFFI).

Descarte correto

Os moradores precisam ficar atentos para fazer o uso correto das caçambas. Elas são destinadas para o descarte de resíduos domésticos, que não são recolhidos pela coleta de rejeitos e orgânicos, nem pela coleta de recicláveis, como restos de construção civil, madeiras e colchões. Galhos também são aceitos, mas devem ser dispostos no lado de fora.

É proibido o descarte de materiais que cheguem em caminhões ou caminhonetes. Estes devem ser encaminhados ao Aterro Sanitário. Já lâmpadas, baterias, telhas e outros materiais perigosos precisam ser devolvidos no local de compra ou deixados em pontos de coleta específicos. Confira os locais no link: https://www5.pmfi.pr.gov.br/publicacao-448.

Campanha

A região do Morumbi III foi a escolhida pelo Município para receber a campanha ‘Primeiras-damas do Paraná Unidas Contra a Dengue’, uma estratégia idealizada pela primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa e que se repete em diversos municípios do estado ao longo dessa semana.

Fonte:

Deixe seu comentário