Portal da Cidade Foz

Cuidados Redobrados

Prefeitura alerta população sobre os riscos dos casos de raiva em morcegos

Já são 13 casos da doença confirmados em morcegos somente em 2020. Podendo ser transmitida dos animais aos humanos, ela pode ser fatal.

Publicado em 24/11/2020 às 21:24
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

Em onze meses do ano, Foz do Iguaçu já registrou 13 casos de morcegos contaminados com a raiva. Durante todo o ano de 2019, foram registrados 19 casos de raiva em morcegos na cidade. O mais recente caso foi diagnosticado na segunda-feira (23), quando um morcego foi encontrado caído no chão no Jardim Elisa e recolhido pela equipe do Centro de Controle de Zoonose (CCZ) do município.

A raiva é uma doença que pode ser transmitida pela saliva dos animais infectados para os seres humanos, e de acordo com a veterinária do CCZ, Luciana Chyio, existem dois tipos diferentes de raiva, a que ocorre em cães e gatos e a que dá especificamente em morcegos. A melhor forma de prevenção é a vacinação nos animais domésticos. Desde 2005 não há registro de raiva canina em Foz do Iguaçu e por conta disso, o Ministério da Saúde não oferece mais a vacinação para ser aplicada de forma gratuita. Neste caso, donos de pets devem procurar clínicas veterinárias particulares. A vacina em humanos é aplicada somente em grupos de risco, como veterinários, estudantes e funcionários dos centros de vigilância.

"Na raiva ocorrida em cachorros, o animal fica agitado, agressivo, se esconde de locais com muita claridade. Já a raiva dos morcegos, ocorre a paralisia, é mais neurológica. Nos dois casos pode levar à morte", explicou a veterinária em entrevista para a RPC. Nos humanos, atinge o sistema nervoso central e a pessoa pode vir a falecer.

Caso qualquer pessoa tenha sido mordido ou teve contato com algum animal infectado deve lavar o local do contato com água e sabão para diminuir a circulação do vírus e procurar a UPA João Samek o quanto antes.

O CCZ orienta para que se algum morcego for encontrado pelo chão, ou até mesmo ser visto durante o dia já que o animal possu hábitos noturnos, deve chamar imediatamente uma equipe até o local, pelos telefones (45) 99997-4448 e (45) 3524-5838.

Fonte:

Deixe seu comentário