Portal da Cidade Foz

Fronteira

Saúde de Foz receberá enfermeiros intercambistas do Paraguai e da Argentina

Profissionais farão vivências nas unidades básicas do municípios, CAPS e Vigilância em Saúde a partir da próxima semana

Publicado em 08/05/2023 às 06:33
Atualizado em

A partir da próxima segunda-feira (08), 90 profissionais de Enfermagem do Paraguai e 100 da Argentina farão um intercâmbio com Foz do Iguaçu, onde terão vivências nas Unidades Básicas de Saúde do município, nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e na Vigilância em Saúde. 

Foz do Iguaçu foi escolhida como sede do projeto-piloto do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e com financiamento da Itaipu Binacional. 

A iniciativa foi lançada nesta quarta-feira (03) durante seminário técnico, que ocorre de forma híbrida - presencial, no auditório da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), e também é transmitido on-line. 

“Ficamos muito felizes por Foz do Iguaçu ser a primeira cidade a receber esse projeto e temos a certeza de que esses profissionais vão contribuir muito com o aprimoramento dos serviços oferecidos na rede municipal de saúde”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Rose Meri da Rosa. 

“Temos essa condição diferenciada, por sermos uma cidade que faz fronteira com dois países e atende muitos estrangeiros, e sem dúvida os intercambistas terão muito a nos agregar em termos de conhecimento”, complementou. 

O evento continua nesta quinta-feira (04), e estão sendo apresentados aos intercambistas do Paraguai e da Argentina os serviços de atenção primária, assistência especializada, saúde mental e vigilância em saúde de Foz do Iguaçu.

O projeto-piloto terá duração prevista de um ano, sendo que a cada duas semanas será feito um rodízio de intercambistas. O objetivo é que a proposta seja estendida a todas as regiões de fronteira do Brasil.

Fonte:

Deixe seu comentário