Portal da Cidade Foz

FILAS DO SUS

Saúde monta equipe para acompanhar quem espera por consultas, exames e cirurgias

Grupo reúne 18 profissionais e terá entre as funções organizar o acesso aos serviços e acompanhar as filas de atendimento do SUS.

Publicado em 04/09/2026 às 00:01

(Foto: Ilustrativa/Agência Brasil)

A Secretaria Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu criou uma equipe com 18 profissionais para reforçar o acompanhamento das filas de consultas, exames e outros procedimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O grupo passa a integrar o Sistema Municipal de Avaliação e Regulação do SUS e terá atuação direta na organização do acesso dos pacientes aos serviços da rede pública. Entre as principais funções estão acompanhar as filas existentes, revisar critérios de atendimento e atualizar os protocolos usados para definir os encaminhamentos.

A equipe reúne profissionais de diferentes áreas da saúde, entre eles médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogo e agente comunitário de saúde. A proposta é permitir uma análise técnica das demandas e melhorar o fluxo dos pacientes que precisam chegar aos atendimentos especializados.

Filas serão monitoradas

Uma das atribuições previstas para o grupo é justamente a "qualificação e monitoramento de filas". A equipe também deverá trabalhar na atualização dos protocolos de acesso aos serviços e na regulação assistencial.

Na prática, esses protocolos ajudam a definir quais pacientes precisam ser atendidos primeiro conforme critérios clínicos e a situação de cada caso. Eles também orientam o caminho entre o encaminhamento feito pela rede de saúde e a realização da consulta, exame ou procedimento.

A criação da equipe ocorre em meio à alta procura por atendimentos especializados em Foz do Iguaçu. Diferentes áreas da rede municipal possuem pacientes aguardando consultas, exames, terapias e procedimentos.

O acompanhamento das filas também permite identificar mudanças na demanda, pacientes que já foram atendidos por outros meios ou situações que precisam ter a prioridade reavaliada.

A formação da equipe, porém, não significa a abertura imediata de novas vagas nem garante redução automática do tempo de espera. A medida é voltada principalmente à organização, acompanhamento e definição dos critérios de acesso aos serviços oferecidos pelo SUS no município.

Fonte: Portal da Cidade

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp