Portal da Cidade Foz

saúde

Bobato revoga decisão e HM não suspenderá atendimento a municípios vizinhos

O anúncio da decisão veio após um encontro realizado com membros do Conselho Regional de Secretários Municipais.

Publicado em 16/05/2019 às 03:17
Atualizado em

(Foto: Arquivo/PMFI)

A revogação da suspensão dos serviços do Hospital Municipal Padre Germano Lauck a pacientes dos municípios de abrangência da 9ª Regional de Saúde, foi anunciada nesta quinta-feira (16) pelo secretário de Saúde, Nilton Bobato.

A decisão veio após um encontro realizado essa semana com membros do  Conselho Regional de Secretários Municipais, integrado pelos gestores dos municípios de Itaipulândia, Matelândia, Medianeira, Missal,  Ramilândia, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu e Serranópolis do Iguaçu e direção da 9ª Regional de Saúde, em função dos entendimentos estabelecidos junto à Secretaria Estadual de Saúde. 

Os cortes foram anunciados pelo secretário Nilton Bobato há pouco mais de um mês e encerrariam no final do mês de maio. Com a sinalização positiva do Estado em retomar repasses ao município, o atendimento as cidades vizinhas será mantido. “Decidimos pela continuidade do atendimento ambulatorial e hospitalar à população referenciada de todos os municípios”, comentou Bobato. 

O alinhamento entre município e estado aconteceu após um encontro entre o prefeito Chico Brasileiro e o secretário de estado da Saúde, Beto Preto. No encontro da última terça-feira (14), Beto Preto confirmou a compra de equipamentos de UTI para o Hospital Padre Germano Lauck, cuja licitação no valor de mais de R$ 1,5 milhão já foi aberta pela Prefeitura de Foz do Iguaçu. A compra vai gerar economia, pois hoje os equipamentos utilizados na UTI do HM são alugados. Outra medida anunciada pelo Estado será o ressarcimento dos casos de dengue atendido pelo HM.

Vereadores

Na manhã de hoje, Bobato reuniu-se com os vereadores na Câmara Municipal para solicitar remanejamento de uma emenda impositiva que previa recursos para compra de equipamentos do Hospital Municipal que virão por meio de repasse de R$ 1,6 milhão do Governo do Estado. O pedido foi aceito por unanimidade. “Os vereadores tiveram papel fundamental ao compreenderem essa nova fase de negociações que poderá trazer o equilíbrio ao Hospital Municipal”, disse Bobato.

Fonte:

Deixe seu comentário