Portal da Cidade Foz

Imunização

Vacinação contra Influenza começa na segunda (25) em todas as unidades de saúde

Em Foz do Iguaçu, mais de 100 mil pessoas estão elencadas em grupos prioritários para receber a imunização

Publicado em 22/03/2024 às 08:38

(Foto: Divulgação/Assessoria )

Começa na próxima segunda-feira (25) a 26ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que este ano foi antecipada pelo Ministério da Saúde. Em Foz do Iguaçu, todas as 29 Unidades Básicas de Saúde (UBS) ofertarão os imunizantes, que chegaram nesta quinta-feira (21) ao município. 

A campanha atenderá, inicialmente, os grupos prioritários como crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas (mulheres em período pós parto de até 45 dias) e pessoas com mais de 60 anos. Também integram os grupos prioritários: pessoas com deficiência (PCD), pessoas com comorbidades; trabalhadores da saúde, professores, funcionários do sistema prisional, profissionais das forças de segurança e de salvamento, forças armadas; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso), pessoas em situação de rua, pessoas privadas de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos). 

De acordo com o Ministério da Saúde, no Paraná, mais de 4,5 milhões de pessoas estão elencadas em grupos prioritários para receber a imunização. O público alvo estimado em Foz do Iguaçu é de 101.996 pessoas.

A vacinação é considerada a melhor estratégia de prevenção contra a influenza e possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos. 

Doença

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, de elevada transmissibilidade, distribuição global e com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, podendo também causar pandemias. 

Os casos de influenza podem variar de quadros leves a graves e podem levar ao óbito. É uma infecção respiratória aguda causada pelos tipos A, B, C e D, sendo os vírus A e B responsáveis por epidemias sazonais em seres humanos. 

Além disso, o vírus influenza A encontra-se especificamente associado a eventos pandêmicos, como o ocorrido em 2009 com a pandemia de influenza A (H1N1). Dependendo da virulência dos vírus circulantes, o número de hospitalizações e mortes aumenta substancialmente, não apenas por infecção primária, mas também pelas infecções secundárias por bactérias.

Fonte:

Deixe seu comentário