Portal da Cidade Foz

Histórico do passeio

Acidente que matou holandês foi o segundo em 40 anos do Macuco Safari, diz empresa

Operadora afirma ter levado mais de 15 milhões de pessoas às Cataratas; primeiro caso fatal ocorreu em 1999. A retomada está prevista para sábado (1º).

Publicado em 29/07/2026 às 14:26
Atualizado em

(Foto: Reprodução/Macuco Safari)

O acidente que matou o turista holandês Mark Lensink, de 26 anos, foi o segundo com vítimas fatais registrado em 40 anos de operação do Macuco Safari nas Cataratas do Iguaçu, segundo comunicado divulgado pela empresa nesta quarta-feira (29). O primeiro caso ocorreu em 1999.

Lensink morreu após a embarcação em que estava virar no Rio Iguaçu, durante um passeio particular realizado na terça-feira (28), em Foz do Iguaçu. Ele estava acompanhado da noiva e dos sogros.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o jovem se afogou e sofreu uma parada cardiorrespiratória. Ele recebeu os primeiros atendimentos da equipe do parque, foi transportado de barco até o Porto Seco do Kattamaram e encaminhado de ambulância ao Hospital Municipal, onde a morte foi confirmada.

As causas do acidente são investigadas pela Marinha do Brasil e pela Polícia Civil. A empresa afirma que colabora com os órgãos responsáveis e presta assistência à acompanhante da vítima, além de suporte aos familiares e amigos do turista.

Mais de 15 milhões de passageiros

No comunicado, o Macuco Safari informou que já transportou mais de 15 milhões de visitantes desde o início das operações nas Cataratas do Iguaçu. Atualmente, cerca de 350 mil passageiros fazem o passeio a cada ano, segundo a empresa.

A operação também emprega aproximadamente 350 trabalhadores e possui capacidade técnica para realizar até 35 passeios diários pelas corredeiras do Rio Iguaçu. O número de saídas varia conforme a procura, o clima e a vazão do rio.

A companhia declarou que segue as normas de navegação da Marinha do Brasil, as exigências ambientais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, o ICMBio, e diretrizes internacionais de segurança no turismo de aventura.

Frota e manutenção

Segundo o Macuco Safari, o contrato de concessão prevê a utilização diária de sete embarcações, mas a frota total possui mais que o dobro dessa quantidade. A empresa afirma que o número maior de barcos permite a realização de um rodízio para manutenção preventiva.

A maior parte das embarcações tem capacidade para aproximadamente 31 passageiros, além dos tripulantes. Os barcos são equipados com dois motores, casco de fibra de vidro reforçada, compartimentos independentes de flutuação e convés com sistema de escoamento de água.

Pilotos, copilotos e brigadistas também passam por capacitações periódicas, conforme a operadora.

Após o acidente, os passeios foram interrompidos por três dias. A retomada está prevista para sábado (1º), condicionada à conclusão de uma revisão técnica dos procedimentos operacionais e de navegação.

Fonte: Portal da Cidade

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp