Portal da Cidade Foz

Aventura

Expedição "Um Chopp Pelo Mundo" chega a Nova York após passar por Foz do Iguaçu

A bordo de uma camionete com um cão da raça Golden Retriever, o casal Vinícius Estrela e Thalia Pinheiro já passou por 15 países.

Publicado em 04/01/2023 às 14:49
Atualizado em

(Foto: Divulgação/Um Chopp Pelo Mundo)

(Foto: Divulgação/Um Chopp Pelo Mundo)

(Foto: Divulgação/Um Chopp Pelo Mundo)

Expedição passou por Foz do Iguaçu em agosto de 2021. (Foto: Divulgação/Um Chopp Pelo Mundo)

(Foto: Divulgação/Um Chopp Pelo Mundo)

A expedição batizada de "Um Chopp Pelo Mundo" está há praticamente 1 ano e meio viajando, passando por diferentes locais no continente americano. Em agosto de 2021, passou por Foz do Iguaçu e contamos essa história aqui no Portal da Cidade (relembre clicando aqui). Eles se encantaram pelos atrativos da Terra das Cataratas, inclusive na visita ao Dreams Park Show. Tudo é registrado através do perfil no Instagram, @umchopppelomundo.

Vinicius Estrela e Thalia Pinheiro estão a bordo de uma camionete, junto com o cão da raça Golden Retriever chamado Chopp, daí o nome da expedição. Eles saíram em julho de 2021 de São Paulo, com o objetivo de passar pelos extremos Sul e Norte do continente americano. Chegaram a Nova York, nos Estados Unidos, em dezembro de 2022, após visitarem 15 países, desde que deixaram Foz do Iguaçu.

No trajeto, além do Brasil, países como Paraguai, Argentina, Chile, Bolivia, Peru, Equador, Colômbia, Panamá, Costa Rica, Nicarágua, Honduras, Guatemala, México e agora Estados Unidos. O objetivo é chegar ao Alaska, território que pertence aos EUA. Mas, devido ao inverno e período de muita neve, eles só conseguirão iniciar esse trajeto em abril deste ano. Até lá, devem fazer outras viagens, inclusive pela famosa rodovia americana, Rota 66, com destino à Califórnia, Oeste do país.

As mudanças foram muitas, ao longo da viagem. "
A gente mudou bastante. Desde a estrutura da viagem, até enquanto pessoas mesmo. Na estrutura física da viagem, a gente saiu completamente diferente do modelo que estamos hoje. A gente saiu com uma barraca de teto no carro, com muita coisa que a gente viu que não usaríamos. E também saímos com um pensamento totalmente diferente. Durante a viagem você vai se adaptando e vai vendo como é o seu estilo de viagem", contaram Vinícius e Thalia em entrevista exclusiva ao Portal da Cidade, através de mensagem de texto.

Objetos foram doados ao longo da viagem, conforme foram percebendo que não seriam necessários. Mesmo levando pouco dinheiro, conseguiram se adaptar aos desafios. O carro foi transformado na nova casa do trio. Eles garantem que a experiências fez com que tivessem um novo olhar sobre os acontecimentos.

A motivação


Thalia é natural do Maranhão e Vinícius do Rio de Janeiro. Eles moravam em São Paulo e levavam uma vida relativamente normal, com um bom padrão de vida, um apartamento legal, viagens todos os anos, jantares em restaurantes, entre outros lazeres. Mas, sentiram que não estavam sendo felizes.

Vinícius desenvolveu um grau de ansiedade, depressão síndrome do pânico. Com os dois trabalhando em média de 10 a 12 horas por dia, até tinham dinheiro para viajar, mas não sobrava tempo e quando este item era conseguido, faltava saúde. Foi aí que entrou o Chopp na vida deles e ajudou Vinícius a superar o quadro de depressão. Isso tudo, em meio a uma pandemia.

Deixaram o estilo de vida que levavam para trás e iniciaram uma nova forma de viver, minimalista, passando apenas com o básico e necessário para o dia a dia. Dessa forma, estão conhecendo o mundo. Abandonaram o que os adoecia e foram em busca de uma vida mais saudável.

Dificuldades


Entre as dificuldades que enfrentaram no trajeto, estão aquelas normais de fronteiras. Mas uma preocupação séria ocorreu em meio ao deserto do Atacama, no Chile. Chopp teve um problema de coluna, que o impedia de andar. O casal precisou ir até a cidade mais próxima, cerca de 300 quilômetros de distância e buscar por atendimento veterinário que resolveu o problema. 

Para irem da Colômbia até o Panamá, tiveram que despachar o automóvel em um contêiner e decidiram ir de barco a vela. Foram cinco dias no meio do oceano, onde eles confessam terem se arrependido, devido às dificuldades do calor e náuseas das ondas. Chopp ficou incomodado com o desconforto. Mas tudo ficou tranquilo após chegarem nas primeiras ilhas de San Blás.

"E há também as dificuldades que aparecem com a circunstância da viagem: estar 24 horas juntos! Esta, talvez, seja a maior dificuldade, pois ela é uma questão que precisa ser trabalhada todos os dias. Você precisa trabalhar a convivência, o diálogo, todos os dias. Se isso já é uma verdade numa vida “normal”, imagina numa viagem como a nossa em que a gente precisa demais um do outro - principalmente porque o nosso cachorro depende de nós", explicaram.

Rota Ushuaia - Alaska

O trajeto até o Alaska precisará ser feito após o fim do inverno, já na primavera, para que as estradas estejam mais seguras, sem neve e redes de postos de combustíveis voltem a atender. No caminho, muitas paisagens e pontos a conhecer, indo até o extremo norte das Américas.

Certamente, recordação e boas lembranças não vão faltar dessa aventura. Veja abaixo um vídeo com Vinícius e Chopp na Times Square, a rua mais famosa de Nova York.

Fonte:

Deixe seu comentário