Portal da Cidade Foz

História

Livro “Santos Dumont nas Cataratas” será lançado no Parque Nacional do Iguaçu

De autoria do professor da Unila Micael Alvino da Silva, a obra conta a passagem do aviador pela região trinacional em 1916

Publicado em 03/04/2024 às 13:10
Atualizado em

(Foto: Divulgação/Assessoria )

Na próxima sexta-feira, dia 5 de abril, às 9h30, o livro "Santos Dumont nas Cataratas: pretendo mesmo escrever um livro sobre o Iguaçu" terá um lançamento especial aberto ao público, junto à estátua do aviador, no interior do Parque Nacional do Iguaçu, em uma parceria entre Urbia Cataratas, ICMBio e EDUNILA. 


Na obra, Micael transporta o leitor às últimas décadas do século 19 e início do século 20, para compreender o que acontecia no mundo e na fronteira trinacional quando Alberto Santos Dumont conheceu a grandiosidade das Cataratas do Iguaçu, no ano de 1916.

“O papel fundamental de Dumont para que as Cataratas não estivessem em terras privadas é uma das partes destacadas do livro”, comenta o autor. O reconhecimento da importância do aviador para a delimitação do Parque Nacional do Iguaçu motivou o ICMBio e a Urbia Cataratas a apoiarem a ação, levando a atividade ao interior da unidade de conservação.

Com um texto agradável, o escritor ressalta quando Alberto Santos Dumont se desloca de Buenos Aires especialmente para conhecer os saltos d’água. Na forma de pequenos ensaios, “os capítulos são encadeados de modo a realçar, cada qual, um aspecto da trajetória do célebre aviador, sempre relacionando com a terra de Naipi”, afirma. 

Partindo do antigo distrito de João Gomes, no interior de Minas Gerais, passando por Paris, pelas Cataratas do Niágara, pelo Chile e pela Argentina, “o leitor é convidado a acompanhar os primórdios da aviação até a transformação do país, de Império escravocrata a uma jovem república moderna”, explica Andréia Moassab, coordenadora da EDUNILA. Fruto de anos de pesquisa do autor, “a narrativa descontraída não abre mão do rigor científico”, continua, “para articular fatos comprovados por fontes documentais”.

Próximo de completar 110 anos desse insólito episódio, a atividade integra a reunião da ABEU-Sul (Associação Brasileira de Editoras Universitárias – Regional Sul), que acontece de 3 a 5 de abril na Unila. O livro, fruto de uma parceria entre a editora da Unila e o Instituto 100 Fronteiras, com o apoio da Itaipu Binacional e do Fundo Iguaçu, também está disponível para download gratuito no catálogo da EDUNILA.

Fonte:

Deixe seu comentário