VAI MUDAR
Veja como vai ficar o Espaço Tarobá após reforma na Trilha das Cataratas do Iguaçu
Estrutura será reconstruída com novo mirante, área de alimentação, sanitários e acessibilidade; obra deve durar 12 meses.
Publicado em 23/09/2026 às 00:01
Projeção mostra como ficará o novo Espaço Tarobá, com mirante superior integrado à paisagem e vista para as Cataratas do Iguaçu. (Foto: Divulgação/Urbia+Cataratas)
O Espaço Tarobá, um dos pontos de apoio da Trilha das Cataratas, no Parque Nacional do Iguaçu, começou a passar por uma transformação completa neste mês de setembro. A estrutura será reconstruída e ganhará um novo mirante, área de alimentação, sanitários e espaços acessíveis aos visitantes.
A previsão é que a obra dure 12 meses. O projeto faz parte do Parque Nacional do Iguaçu 2030 e é a primeira intervenção prevista para o complexo da Trilha das Cataratas dentro do plano de modernização da área de visitação.
Como vai ficar o Espaço Tarobá
Com a revitalização, a estrutura atual dará lugar a um novo espaço integrado à paisagem das Cataratas. No térreo, serão instalados sanitários e um ponto de alimentação.
A cobertura será transformada em um mirante superior, criando uma nova área para contemplação da paisagem e fotografias. O piso térreo e o novo mirante terão acessibilidade.
O projeto também prevê uma reorganização da circulação dos visitantes para integrar a estrutura ao percurso da Trilha das Cataratas e reduzir interferências no fluxo de pessoas.
Trilha das Cataratas também terá mudanças
A reconstrução do Espaço Tarobá integra um projeto maior de transformação da Trilha das Cataratas. Até 2030, o percurso deverá ganhar um trajeto acessível em meio à vegetação, novos guarda-corpos e mirantes projetados para fora do caminho principal.
A proposta é criar pontos específicos de contemplação sem bloquear a circulação de quem segue pela trilha. As novas estruturas também devem ampliar o contato dos visitantes com a paisagem e a natureza ao longo do percurso.
Atendimento durante a obra
Apesar da intervenção no Espaço Tarobá, os visitantes continuam tendo acesso aos serviços de alimentação e sanitários durante o período das obras.
Um quiosque temporário está disponível cerca de 150 metros à frente do espaço, seguindo pela Trilha das Cataratas.
Segundo a Urbia+Cataratas, concessionária responsável pela gestão da visitação turística do Parque Nacional do Iguaçu, a intervenção é temporária e faz parte das melhorias previstas para a unidade.
Investimentos até 2030
O Parque Nacional do Iguaçu 2030 reúne projetos de modernização e ampliação da infraestrutura turística previstos para os próximos anos.
O planejamento inclui mudanças em diferentes espaços de visitação, com investimentos previstos de R$ 600 milhões pela concessionária até 2030. A reconstrução do Espaço Tarobá abre a sequência de intervenções programadas para o complexo da Trilha das Cataratas.
Fonte: Portal da Cidade
Notícias relacionadas
Aeroporto de Foz quebra recorde pelo segundo mês seguido e supera 261 mil passageiros
23/09/2026 às 00:02
Pesquisa vai ouvir turistas para descobrir gastos, permanência e avaliação da cidade
22/09/2026 às 12:09
Pôr do Sol nas Cataratas do Iguaçu ganha novo horário com a mudança de estação
22/09/2026 às 11:37
Pacotes para shows de Zezé Di Camargo & Luciano e Victor & Leo entram na reta final
21/09/2026 às 19:04
Visitantes poderão ver bastidores do cuidado com animais no Parque das Aves
21/09/2026 às 00:02
Foz negocia rota aérea com a China para 2027 e próxima reunião será em novembro
18/09/2026 às 11:46