Portal da Cidade Foz

Meio Ambiente

Câmara Municipal questiona desmatamento em área vizinha ao Bosque dos Macacos

Também foram solicitadas providências sobre o inventário de árvores, tombamento e remanejo de animais.

Publicado em 07/05/2022 às 09:23

(Foto: Marcos Labanca/Divulgação/CMFI)

O desmatamento em área vizinha ao Bosque dos Macacos, no Jardim Ipê, na região da Vila A, chamou a atenção da Câmara Municipal. Com base em denúncias feitas por moradores, além do noticiário local, os vereadores cobram informações sobre a licença concedida aos proprietários, inventário de árvores, tombamento da área e o remanejo de animais.

O vereador Kalito (PSD) foi o primeiro a realizar um requerimento (482/2022) ao Poder Executivo. O parlamentar faz uma série de questionamentos sobre o assunto e aponta um possível crime ambiental. “Recebemos a denúncia de moradores da região do Jardim Ipê, do Jardim Curitibano, a respeito do Bosque dos Macacos. Ali foi um verdadeiro crime ambiental no meio da nossa cidade em uma área nobre. Em um levantamento breve conseguimos verificar que a autorização foi dada pelo IAT e então queremos saber: como um órgão de Curitiba libera um crime que foi cometido em nossa cidade?”, questionou o vereador Kalito.

A situação, que foi alertada, por moradores do entorno ao Bosque dos Macacos, motivou também outras cobranças por parte dos parlamentares. Outro requerimento (524/2022), de autoria dos vereadores Edivaldo Alcântara (PTB) e João Morales (União Brasil), solicita informações ao Prefeito sobre a existência de processo de tombamento do Bosque e em qual fase se encontra.

Outra proposição (484/2022), essa de autoria da vereadora Protetora Carol Dedonatti (PP), quer informações sobre o remanejo ou preservação dos animais silvestres do Bosque. Ela questiona ao Executivo se há algum estudo a respeito do remanejo desses animais.

Licença

A indignação da população fez com que os fatos chegassem à imprensa, sendo um dos principais questionamentos a respeito de quem havia dado a autorização para o desmatamento no local.

No último dia 5 de maio, o Instituto Água e Terra (IAT) aplicou duas multas ao proprietário do terreno anexo ao Bosque dos Macacos, por invadir parte da área de preservação e outro espaço pertencente ao município. As multas foram por corte de árvore além do autorizado e não atendimento a condicionantes estabelecidas na licença. A obra foi embargada, a autorização suspensa e a madeira apreendida.

Plano Municipal de Mata Atlântica

Foz do Iguaçu já conta com uma política pública de proteção e preservação ambiental, o Plano Municipal de Mata Atlântica (PMMA), construído ao longo de 05 anos, em parceria com coletivos ambientais e universidades. O PMMA foi instituído pelo Decreto Municipal 28.348/2020. Dentre as principais estratégias do plano, o monitoramento e fiscalização, assim como da participação da comunidade na vigilância à manutenção de áreas verdes. 

Fonte:

Deixe seu comentário