Portal da Cidade Foz

Alimentação saudável

Alunos com restrições alimentares têm cardápios adaptados nas escolas municipais

Orientações são repassadas pelas nutricionistas e atendem as necessidades de crianças com alergias, intolerâncias ou seletividade alimentar.

Publicado em 20/05/2023 às 09:52

Crianças com algum tipo de alergia, intolerância ou seletividade alimentar recebem, nas unidades de ensino de Foz do Iguaçu merendas com cardápios adaptados pelas nutricionistas da Divisão de Alimentação Escolar da Secretaria da Educação. 

Atualmente, 416 alunos possuem necessidades de alimentação especial na rede, que conta com 110 unidades de ensino (50 escolas, 44 Cmeis, 6 centros de convivência escola bairro e 10 unidades conveniadas). Para que as refeições sejam produzidas de maneira correta, garantindo a qualidade e o valor nutricional dos alimentos, as merendeiras passam por formações constantes e são orientadas pelas nutricionistas da pasta. 

“O cardápio a estes alunos é adaptado com substituições para cada necessidade alimentar específica. As merendeiras são orientadas em relação à manipulação de alimentos, pois o cuidado precisa ser minucioso a fim de evitar a contaminação cruzada”, explica Aline Christmann, nutricionista da Divisão de Alimentação Escolar. 

Os principais casos são de alunos com intolerância à lactose, alergias à proteína do leite, à soja, ao ovo, doença celíaca, diabetes mellitus, hipertensão arterial, obesidade, fenilcetunúria e intolerâncias específicas. Alunos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que possuem seletividade alimentar também recebem alimentos específicos a este fim. Ao todo, são 86 alunos com cardápios adaptados dentro deste grupo.

“Crianças com restrições alimentares têm todo o direito de ter sua condição respeitada e a escola oportuniza uma alimentação de qualidade, considerando o que a criança pode ingerir durante o período em que está na escola”, reitera a nutricionista.

Todos os cardápios são elaborados com base na Resolução nº 6/2020 do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da educação) no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.

Solicitação

Para ser ofertada a alimentação especial, é necessário que os pais ou responsáveis pelo aluno(a) entreguem na unidade de ensino um laudo prescrito por médico ou nutricionista contendo os dados completos da criança, diagnóstico ou investigação e a descrição detalhada da alimentação ofertada. O laudo deve possuir letra legível, assinatura ou carimbo do profissional da área da saúde. Não são aceitos laudos anteriores ao ano de 2021 (com exceção de doenças crônicas) e exames laboratoriais avulsos.

Investimentos

Por dia, são produzidas cerca de 50 mil refeições para atender os 27 mil alunos da Rede Municipal de Ensino. No ano passado, os investimentos em alimentação escolar no município somaram R$ 22 milhões, e a previsão para este ano é de R$ 25 milhões. 

Recentemente, o Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) deu nota 9,90 para o serviço de alimentação escolar de Foz do Iguaçu, a melhor avaliação entre as cidades com mais de 200 mil habitantes. 

Todos os alimentos fornecidos pela Secretaria Municipal da Educação às unidades escolares , assim como os cardápios executados, o número de alunos atendidos e refeições servidas diariamente são registrados em um Sistema Digital de Alimentação Escolar (SIDAE), também conhecido como “Mapa da Merenda”, que garante o maior controle de dados e segurança na oferta dos alimentos às crianças.

Fonte:

Deixe seu comentário