Portal da Cidade Foz

Luta contra a dengue

Campanha contra a dengue da Itaipu e prefeitura inicia na Escola Cora Coralina

Inicialmente, a mobilização será feita em cinco escolas municipais, que funcionarão como projeto-piloto. Na sequência, outras 45 escolas serão contempladas

Publicado em 28/04/2023 às 14:08

(Foto: Sara Cheida/Itaipu Binacional)

(Foto: Sara Cheida/Itaipu Binacional)

(Foto: Sara Cheida/Itaipu Binacional)

(Foto: Sara Cheida/Itaipu Binacional)

Uma turminha muito bacana já esperava pelas orientações de enfrentamento à dengue. E elas vieram por meio da Cartilha de Saúde Única, uma ferramenta desenvolvida em parceria pela Prefeitura, Itaipu e GT-Saúde na luta contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. A ação faz parte da campanha Escola Amiga da Saúde – Todos contra a dengue.

A iniciativa foi lançada nesta quinta-feira (27), pelo prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, e pelo diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, além de outras autoridades do município. Alunos de 3ª e 4ª séries da Escola Cora Coralina, no bairro Morumbi III, foram os primeiros a receber o material na ação que vai mobilizar ao todo 50 unidades de ensino da rede municipal até o final do ano.

Inicialmente, a mobilização será feita em cinco escolas municipais, que funcionarão como projeto-piloto. Na sequência, outras 45 escolas de Foz serão contempladas. Nesta primeira fase, três mil cartilhas serão entregues e na segunda, outras sete mil cartilhas. De forma didática e lúdica, a cartilha orienta sobre prevenção e controle de saúde em geral, conectando a saúde humana à ambiental e animal.

A ideia é tornar esses alunos multiplicadores no combate à doença. Foz do Iguaçu vive uma epidemia de dengue, com mais de 38 mil notificações e 3.675 casos confirmados. A campanha Escola Amiga da Saúde inclui também gincanas e outras atividades de conscientização. As dez escolas que mais se destacarem na corrida contra a dengue receberão prêmios em dinheiro. O aporte da Itaipu para essa finalidade é de R$ 300 mil.

Para Verri, é importante que toda a cidade se mobilize contra a dengue, uma doença que, se agravada, pode levar à morte. “É um trabalho de responsabilidade que envolve toda a comunidade. E estamos convocando as crianças para esse desafio, que é replicar em casa o que se aprende na escola sobre a dengue”.

O diretor-geral brasileiro destacou que estamos vivendo uma crise sanitária, com hospitais lotados. “Precisamos conscientizar toda a população, porque não estamos falando só de Foz do Iguaçu, mas de uma tríplice fronteira, onde vivem mais de um milhão de pessoas.

A prefeitura vem mantendo várias estratégias para vencer a dengue. Para isso, mantém um comitê permanente de várias secretarias contra a epidemia, com serviços que incluem desde prevenção até punição para quem não mantém seus terrenos limpos. Para o prefeito Chico Brasileiro, a mobilização precisa ser contínua com ajuda da população, cada um fazendo a sua parte. “Não podemos perder a guerra para o mosquito.”

Para a estudante Melany Vitória Santos, de 9 anos, a campanha é muito importante. Tudo que ela aprende na escola sobre prevenção, ela repassa aos pais e amigos. Inclusive, ela já teve dengue e sabe que o combate ao mosquito faz toda a diferença. “Gostei bastante da cartilha, ela é muito bonita”.

Outra aluna, a Nicole Eloá, diz que a iniciativa é muito legal. “A gente aprende e repassa em casa as orientações da escola”. Quem também gostou do material foi o estudante João Pedro de Oliveira, de 8 anos. Ele não vê a hora de poder brincar com a cartilha. “Parece ser muito divertida”.

Em paralelo à campanha, O GT Saúde vai levar a ação também até as escolas de Puerto Iguazú e departamentos (Estados) de Alto Paraná e Caaguazú, que também registram altos índices de contaminação. O GT vai promover ainda um concurso de desenhos com base no conteúdo das cartilhas. Os alunos que fizerem os melhores desenhos receberão materiais didáticos e passeios em pontos turísticos de Foz.

Kleber Vanolli, gerente da Divisão de Responsabilidade Social da Itaipu, falou da importância do GT Saúde, que faz um trabalho de integração regional no combate à dengue e a outras doenças. A ação se estende a Foz do Iguaçu e também no Paraguai e Argentina. “O GT Saúde abraçou a campanha e, junto conosco, está se empenhado para vencer a pandemia”.

Fonte:

Deixe seu comentário