Portal da Cidade Foz

Setembro Amarelo

Dia D de prevenção contra o suicídio mobiliza usuários e servidores das UBS

Ação integra a campanha Setembro Amarelo e propôs um momento de reflexão sobre a saúde mental.

Publicado em 12/09/2022 às 11:52

(Foto: Welyton Manoel/PMFI)

Na sexta-feira (9), todas as 29 Unidades Básicas de Saúde Foz realizaram o Dia D de prevenção contra o suicídio, integrado às ações da campanha Setembro Amarelo, que ocorrem ao longo de todo o mês. A Diretoria de Saúde Mental e órgãos parceiros mobilizaram usuários e servidores para a reflexão sobre o tema.

Os servidores da UBS do Jardim São Paulo 2 fizeram uma roda de conversa para debater situações do cotidiano que podem se tornar gatilhos emocionais e causarem outros problemas relacionados à saúde mental.

A diretora de Saúde Mental, Renata Carvalho, reforçou a participação da Diretoria de Saúde Ocupacional no trabalho de atenção aos profissionais. “Quisemos propor um momento para que esses profissionais pudessem se olhar e perceberem sinais que muitas vezes passam em branco durante a rotina. Mesmo como profissionais da saúde, é muito necessário que eles tenham um momento para si e sintam-se acolhidos”, disse. 

Renata ainda reforçou que a campanha permite impulsionar as ações que já acontecem no município, principalmente com os pacientes que procuram as UBS para acolhimento e auxílio.

“Os nossos grupos terapêuticos se mostram cada vez mais essenciais e aproximam os profissionais da população, tudo isso garantido pelo sistema público. É um avanço importante e que ganha ainda mais força neste mês temático”, frisou Renata.

Mês de trabalho

Na última semana, as equipes multidisciplinares do município estiveram com os agentes penitenciários para propor um novo momento de reflexão e apoio aos profissionais. Uma nova roda de conversa também será feita com os detentos e as detentas das penitenciárias de Foz do Iguaçu.

Os colégios estaduais do município também estão recebendo os profissionais para rodas de conversa com os adolescentes e professores. Os parceiros do município na ação são: Secretaria de Assistência Social, Diretoria de Saúde Ocupacional Comud, Câmara Técnica, CVV, Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Federal, Unila, Unioeste, UDC, Uniamérica, Sagrada Família, AFA, CRP, Conselho Tutelar e voluntários.

Fonte:

Deixe seu comentário