Portal da Cidade Foz

Aperfeiçoamento

Equipe do Hospital Municipal recebe capacitação para emergências de saúde mental

Ação faz parte da retomada dos atendimentos de urgência psiquiátrica no Pronto-Socorro da instituição.

Publicado em 02/12/2022 às 13:32

(Foto: Divulgação/PMFI)

As equipes do Pronto-Socorro e do atendimento da Psiquiatria do Hospital Municipal Padre Germano Lauck, de Foz do Iguaçu, estão recebendo treinamento para melhor atender os pacientes da urgência psiquiátrica. 

Participam da capacitação, iniciada nos dias 28 e 29 de novembro pela Diretoria de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde e pelos médicos psiquiatras, auxiliares e técnicos de enfermagem, enfermeiros, assistentes sociais e residentes na área. 

De acordo com a diretora de Saúde Mental, Renata Carvalho, o treinamento tem como objetivo aprimorar os acolhimentos dos casos de emergência psiquiátrica. Esses atendimentos foram retomados pelo hospital nas últimas semanas após a interrupção devido à pandemia da covid-19. Até então, vinham sendo realizados nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). 

“Estamos iniciando esse trabalho de sensibilização com os profissionais, não apenas na parte técnica, mas também humana, a partir dessa otimização dos fluxos de saúde mental na rede de saúde municipal”, afirma Renata. 

A intenção é que os treinamentos sejam contínuos e se estendam por todo o ano de 2023. “Faremos uma educação permanente com as equipes ao longo do próximo ano, para otimizar cada vez mais esse acolhimento”, complementa a diretora. 

De acordo com o enfermeiro Antonio Santana, também da Diretoria de Saúde Mental, entre os temas do treinamento estiveram a história da loucura, reforma psiquiátrica e o manejo do paciente psiquiátrico, com ênfase nas situações de crise. “Nos dias 28 e 29 fizemos essa primeira abordagem e as equipes foram muito receptivas”, destaca. 

Protocolos

A retomada dos atendimentos de emergência no hospital municipal integra a reorganização dos fluxos de atendimento pela Secretaria Municipal de Saúde, a partir da implantação do Protocolo de Saúde Mental, no início deste ano. O objetivo é estabelecer políticas públicas, de forma a garantir o acesso de toda a população aos serviços de Saúde Mental, tais como prevenção, promoção e reabilitação. 

A meta é a articulação entre a atenção primária, secundária e terciária, por meio do compartilhamento e matriciamento dentro da rede psicossocial, ordenando o atendimento e o estabelecimento de prioridades clínicas, além de ordenamento de recursos.

Fonte:

Deixe seu comentário