Portal da Cidade Foz

Saúde

Prefeitura intensifica ações de combate à dengue na região do Bubas

Vistorias ambientais, busca ativa de sintomáticos e fiscalização em imóveis e terrenos baldios integram as atividades, que iniciaram nesta segunda-feira, 3

Publicado em 30/01/2023 às 13:19

(Foto: Thiago Dutra/PMFI)

(Foto: Thiago Dutra/PMFI)

(Foto: Thiago Dutra/PMFI)

A Secretaria Municipal da Saúde, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), está intensificando as ações de combate à dengue na região Sul de Foz do Iguaçu, com prioridade na comunidade do Bubas, considerada de alto risco para a doença neste momento.

Desde agosto de 2022, em que teve início o novo ano epidemiológico, até agora, foram 5.473 notificações e 263 casos confirmados da doença no município. As mulheres são as principais vítimas da dengue, especialmente entre 33 e 44 anos de idade, conforme aponta o último boletim epidemiológico. 

“Seguimos as informações do nosso mapa de calor e hoje ele aponta duas áreas prioritárias, no Morumbi e no Bubas. Como intensificamos o atendimento no Morumbi no final do ano passado e mantemos o atendimento regular naquela região, agora estamos priorizando o Porto Meira e precisamos do apoio da população para evitar o aumento de casos”, explica a supervisora técnica do CCZ, Renata Defante Lopes. 

Os agentes de combate às endemias estão visitando as casas para repassar informações e vistoriar os quintais. Agentes comunitários de saúde farão a busca ativa de pessoas com sintomas da doença e a Secretaria da Fazenda atuará na fiscalização de terrenos baldios ou imóveis com acúmulo de lixo e possíveis focos do mosquito da dengue. 

“Estamos orientando os moradores a cuidar dos quintais, eliminando possíveis criadouros do mosquito e também orientando aquelas pessoas que estejam com sintomas da doença a procurarem a unidade de saúde”, reiterou a supervisora. 

A partir do dia 06 de fevereiro, a Secretaria de Meio Ambiente vai disponibilizar caçambas no entorno do Bubas para o descarte de entulhos e materiais inservíveis, principalmente os que possam acumular água. 

*Preocupação*

Logo nos primeiros imóveis vistoriados na manhã desta segunda-feira (30), os agentes de endemias encontraram larvas do mosquito Aedes aegypti. A preocupação é grande, já que há uma previsão de chuva para os próximos dias. 

“O risco de dengue aumenta nos dias de altas temperaturas e chuvas fortes, pois as fêmeas procuram locais quentes e úmidos para colocarem seus ovos”, explica Renata. Para auxiliar o CCZ e as demais secretarias nesta ação, o morador também pode fazer uma denúncia pela Central 156 (telefone 156 ou aplicativo e site eOuve) e informar locais com mato alto, acúmulo de lixo e possíveis focos do mosquito.

Fonte:

Deixe seu comentário