Portal da Cidade Foz

Ciência

Pint of Science 2023 traz o tema das viagens científicas para Foz do Iguaçu

Festival mundial de divulgação científica acontece nos dias 22, 23 e 24 de maio em seis bares da cidade

Publicado em 17/05/2023 às 10:09
Atualizado em

Cogumelos, inteligência artificial, física quântica e outras viagens. Estes são alguns dos temas abordados no Pint of Science 2023, o festival mundial de divulgação científica em bares e restaurantes, que acontece nos dias 22, 23 e 24 de maio, sempre às 19h. Serão mais de 400 cidades participantes, em 25 países. Só no Brasil, 120 cidades recebem o Pint of Science e, entre elas, Foz do Iguaçu.

Este ano, o Pint Foz traz o slogan “Embarque no mundo da ciência”, um convite para que cada participante inicie uma viagem ao mundo do conhecimento. “Queremos celebrar as viagens que possibilitam o desenvolvimento da ciência. Desde as explorações científicas em vários locais do mundo até a viagem metafórica nas leituras que todo amante da ciência faz quando está estudando”, resumiu a coordenadora do Pint of Science Foz do Iguaçu, Mayara Godoy.

Serão três noites de palestras em seis bares diferentes. A entrada é gratuita e os participantes pagam somente o que consumirem durante o evento. O Pint of Science é um evento de extensão da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), organizado por uma equipe de voluntários. O patrocínio é da H2O Innovation, Devax Diagnósticos Veterinários PD&I e Parque das Aves.

Papo sobre ciência no bar

No primeiro dia do Festival, segunda-feira (22), o Paiol Tap House recebe a palestra "Cuidado: a física quântica vai te deixar pilhado". Em uma noite dedicada às ciências exatas, os palestrantes José Ricardo Cezar Salgado e Daniel Luiz Nedel vão abordar conceitos da Física Quântica e da Eletroquímica e mostrar onde eles estão presentes no nosso dia a dia. Simultaneamente, acontece a palestra "Das megalópoles aos confins do mundo: as viagens pela ciência", na Tap House Maltezo. O docente Michel Passarini vai contar como é fazer pesquisa na Antártica, um dos locais mais isolados e desconhecidos do planeta terra. Por outro lado, Lucimara Reis vai falar sobre suas pesquisas em grandes conglomerados urbanos como Xangai, São Paulo, Buenos Aires e Istambul. 

Na terça-feira (23), no Zeppelin Avenue, o tema em debate será "Cogumelos: uma viagem psicodélica através dos tempos". Na ocasião, o integrante do Laboratório de Neurofarmacologia Clínica da UNILA, Gabriel Pontieri, vai abordar as propriedades psicoativas dos cogumelos e os efeitos dessas substâncias no organismo humano. Na sequência, Alexandre Varella, vai contar a história do fungo da variedade teonanácatl, conhecido como cogumelo divino, utilizado por indígenas mexicanos desde antes da chegada dos espanhóis, além de relatar sua jornada pessoal no México. Já o bar do hostel Selina recebe a palestra “As fronteiras do combate à violência contra a mulher”, com a participação da chefe da Delegacia da Mulher de Foz do Iguaçu, Giovanna Antonucci, e da docente Cleusa Gomes, representante do Observatório de Gênero e Diversidade na América Latina e Caribe da UNILA. 

A noite de encerramento, quarta-feira (24), será dedicada às “Viagens que mudaram nossa história” no Barracão Happy Hour. O historiador Clovis Brighenti vai falar sobre os Caminhos de Peabiru, antigos caminhos utilizados pelos indígenas sul-americanos ligando o litoral ao interior do continente. Já Micael Alvino da Silva vai relembrar a expedição espanhola encabeçada por Cabeza de Vaca pelo interior da América do Sul em 1541. Na mesma noite, o Hell’s Dogs Motorcycle Bar será palco da palestra “ChatGPT, crie um título para esta palestra”. Os pesquisadores Joylan Maciel e André Gustavo Maletzke prometem desvendar como a Inteligência Artificial (IA) vem revolucionando diversos setores, desde a saúde até a indústria automotiva, e problematizar como essas ferramentas poderão mudar as nossas vidas no futuro. 

Programação 

22/05 (Segunda-feira)

Paiol Tap House

Av. Garibaldi, 1624 - Lancaster, Foz do Iguaçu - PR

Tema: Cuidado: a física quântica vai te deixar pilhado

Palestrantes: José Ricardo Cezar Salgado e Daniel Luiz Nedel 

Tap House Maltezo 

R. Santos Dumont - Centro, Foz do Iguaçu - PR

Tema: Das megalópoles aos confins do mundo: as viagens pela ciência

Palestrantes: Michel Passarini e Lucimara Flávio dos Reis

23/05 (Terça-feira)

Zeppelin Avenue

Av. das Cataratas, 483 - Vila Yolanda, Foz do Iguaçu - PR

Tema: Cogumelos: uma viagem psicodélica através dos tempos

Palestrantes: Gabriela Curan Pontieri e Alexandre Varella

Selina Foz do Iguaçu

Av. Jorge Schimmelpfeng, 827 - Centro, Foz do Iguaçu - PR

Tema: As fronteiras do combate à violência contra a mulher

Palestrantes: Giovanna Antonucci e Cleusa Gomes 

24/05 - Quarta-feira

Barracão Happy Hour

Av. Silvio Américo Sasdelli, 1010 - Vila A, Foz do Iguaçu - PR,

Tema: Viagens que mudaram nossa História 

Palestrantes: Micael Alvino da Silva e Clovis Brighenti

Hell’s Dogs Motorcycle Bar

Av. Paraná, 3555 - Jardim Polo Centro, Foz do Iguaçu - PR

Tema: ChatGPT, crie um título para esta palestra

Palestrantes: Joylan Maciel e André Gustavo Maletzke 

Contato

Gabriela Willig

55 45 99141-2419

Maraya Godoy

55 45 99105-2812

Murilo Alves Pereira

55 45 99911-2380

Fonte:

Deixe seu comentário