Substituição
Por ordem judicial, Vice Francisco assume como prefeito de Foz do Iguaçu
Esta é a quarta vez que Francisco Sampaio assume como chefe do Poder Executivo de Foz do Iguaçu
Publicado em
03/12/2023 às 17:47
Atualizado em
O vice Francisco Sampaio tomou posse como prefeito de Foz do Iguaçu no final da tarde de sexta-feira (1º de dezembro). Ele permanece no cargo até esta terça-feira (5), com o retorno do titular Francisco Brasileiro, que cumpre agenda na China, onde participa de um evento internacional de turismo.
Esta é a quarta vez que Francisco Sampaio assume como chefe do Poder Executivo de Foz do Iguaçu. A primeira ocorreu de 8 a 18 de outubro de 2021, durante a viagem de Chico Brasileiro à ExpoDubai/Paraná Business Experience, a segunda de 14 a 29 de janeiro de 2022, nas férias do titular.
A última vez que Francisco Sampaio havia assumido o cargo de prefeito interino de Foz do Iguaçu ocorreu de 27 de fevereiro a 3 de março de 2023, durante viagem do prefeito à agenda da Frente Nacional dos Prefeitos.
Sobre a atual interinidade no cargo, Francisco Sampaio disse que irá “lidar da maneira mais eficiente possível em todas as questões urgentes que surgirem na administração neste diminuto espaço de tempo”.
Ordem Judicial
O prefeito Chico Brasileiro se recusou a fazer a transferência de cargo ao vice antes de viajar. Como justificativa, Brasileiro disse à imprensa que na última vez, Sampaio teria se recusado a assinar documentos importantes para o município.
Dessa forma, o vice-prefeito entrou na justiça para requerer o direito de assumir o cargo. O Juiz Rodrigo Luis Giacomin emitiu uma liminar na quinta-feira (30) ordenando a posse, que não foi acatada pela Secretaria de Administração.
Uma segunda ordem foi emitida na sexta-feira (01) estabelecendo multa para a Secretária de Administração caso a posse não fosse realizada. A ordem foi cumprida no final da tarde do mesmo dia.
Fonte: Com assessoria
Notícias relacionadas
Rodovia das Cataratas terá novo trecho liberado para motoristas nesta sexta-feira
28/10/2026 às 18:16
Feriadão de quatro dias muda atendimento em postos de saúde, escolas e ônibus em Foz
28/10/2026 às 12:17
Foztrans muda escala de orientadoras do Estarfi aos sábados; veja o que muda
28/10/2026 às 00:11
Foz abre licitação para construir ponte entre Loteamento Cataratas e bairro Carimã
27/10/2026 às 23:03
Ponte da Integração libera travessia para mais moradores da fronteira; veja as regras
27/10/2026 às 17:53
Nova sede da Apae terá investimento de R$ 24,8 milhões e ampliará atendimento
27/10/2026 às 17:23