Portal da Cidade Foz

Educação

Biblioteca Municipal Elfrida Engel completa 55 anos nesta quinta-feira

Oficina de arte circense e contação de história marcam as comemorações.

Publicado em 04/09/2018 às 21:09

(Foto: Divulgação/PMFI)

O projeto literário “Eu, você e uma história” vai comemorar os 55 anos da Biblioteca Municipal Elfrida Engel Nunes. O aniversário será celebrado nesta quinta-feira (06), na Fundação Cultural, a partir das 14 horas, e contará com contação de história e uma oficina de arte circense. 

A contação será feita pelo artista iguaçuense Weverton Inácio, com a encenação de “O pequenino grão de areia”, uma obra de autoria do escritor João Falcão. O texto fala sobre a superação de obstáculos, autoestima, coragem e respeito à diversidade e a importância de se acreditar nos sonhos.  Na sequência, a Trupe Luz da Lua vai ministrar uma oficina de arte circense para crianças e adolescentes. O curso vai ensinar práticas de malabarismo, acrobacias e equilibrismo. 

Biblioteca

Criada em 6 de setembro de 1963, pela Lei nº 385/63, na gestão do então prefeito Emílio Gomes, a Biblioteca Pública Elfrida Engel Nunes Rios – nome em homenagem à pioneira da cidade – teve sua primeira sede em uma das salas da Prefeitura Municipal. 

Ela também funcionou em uma casa onde hoje funciona o Fozhabita, na Rua Quintino Bocaiúva; no antigo prédio da Câmara Junior, onde hoje funciona a Casa da Amizade, na Avenida Brasil; e no final da década de 80, na Escola Parigot de Souza. 

Desde 1997, está instalada na atual sede da Fundação Cultural, na Rua Benjamin Constant, onde, em 2002, foi criado também um espaço exclusivo para as instalações da biblioteca infanto-juvenil. No ano de 2006, a biblioteca passou a ser informatizada – um passo importante para a modernização e dinamização no atendimento ao usuário. Em 2008, um programa de computador para leitura por deficientes visuais foi instalado na biblioteca, que passou a figurar entre as poucas no Brasil que disponibilizam leitura eletrônica aos portadores de necessidades especiais.

O acervo conta com mais de 60 mil livros tombados, além de jornais e revistas, discos de vinil, CDs, DVDs e fitas cassetes. 

Eu, você e uma história                                                                              

O “Eu, você e uma história” é uma iniciativa inédita de incentivo à leitura que dá vida e movimento à leitura ao levar para várias comunidades ações culturais como contação de história, oficinas de artesanato, dança e teatro; todas colocando a leitura no centro da política pública. O projeto é uma realização da Fundação Cultural em parceria com a Rede Regional de Cultura e Patrimônio BP3.   

Dança, música, teatro, aulas de circo e artesanato compõem as atividades. Os moradores terão acesso à literatura e poderão sentir e desenvolver o gosto pela leitura através de atividades lúdicas, educativas e prazerosas.  É a descentralização da cultura sendo colocada em prática.        


Fonte:

Deixe seu comentário