Portal da Cidade Foz

Parceria

Foz do Iguaçu mantém ao todo 10 convênios de cooperação técnica com a Unila

Ações abrangem diferentes áreas como saúde, ciência, cultura, habitação, atividades pedagógicas e educação.

Postado em 21/05/2021 às 03:10

(Foto: Divulgação )

O prefeito Chico Brasileiro destacou nesta quinta-feira, 20, a grande importância da parceria com a Universidade da Integração Latino-Americana (Unila) no combate à pandemia da covid-19 e em outras áreas da gestão pública. 

"A Unila é um exemplo de interação de uma universidade com a comunidade, através de vários projetos e convênios. É nosso braço forte no combate à covid, que vai além do suporte científico e de pesquisas, com equipamentos, professores e estudantes para atuação nas mais diversas áreas em Foz do Iguaçu", disse.

Brasileiro adiantou que a prefeitura mantém atualmente 10 convênios e acordos de cooperação técnica e de estágio com a Unila. As ações, algumas com vigência superior a uma década, abrangem diferentes áreas como saúde, ciência, cultura, habitação, atividades pedagógicas e educação. As parcerias contribuem com a preparação dos universitários.

"A Unila é a nossa universidade federal e orgulho dos iguaçuenses. Esses convênios e parcerias permitem uma melhor preparação dos futuros profissionais e atendem toda a população de Foz do Iguaçu, uma vez que abrangem diferentes áreas sociais", completou Brasileiro.

Saúde

A maioria dos convênios de cooperação está na área de saúde. Um dos acordos, firmado ainda em 2014 com a Secretaria de Saúde, prevê a utilização da rede municipal de saúde, própria e conveniada, como espaço de prática e pesquisa dos alunos de graduação e pós-graduação do curso de Medicina e demais cursos da área de saúde da Unila. A iniciativa, com validade até 20 de março de 2034, é denominada Rede de Saúde Escola.

No início deste ano, Chico Brasileiro e a secretária de Saúde, Rosa Jeronymo, firmaram convênio de cooperação técnica com a universidade, considerado o primeiro passo para tornar o Hospital Municipal Padre Germano Lauck em hospital-escola do curso de medicina. A ação, até fevereiro de 2026, inclui atividades administrativas e operacionais do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e da Residência Médica.

Só como exemplo, recentemente a Unila cedeu um ultrafreezer, e isso garantiu que Foz possa receber as vacinas da Pfizer, que requerem armazenamento em temperaturas de até -20 graus. Contamos com o apoio da universidade em praticamente todas as áreas de saúde, principalmente agora no enfrentamento à covid-19, e esse suporte é de fundamental importância", disse Rosa Jeronymo.

Com a Fundação Municipal de Saúde, responsável pela gestão do hospital municipal, a Unila firmou convênio em 2020, para cooperação técnica, científica e cultural. A parceria, com vigência até dezembro de 2040, prevê desenvolvimento e execução de programas e projetos, intercâmbio em assuntos de ensino, pesquisa, extensão, estágios, gestão hospitalar e desenvolvimento de tecnologias em saúde, conforme necessidades do SUS.

Ainda na área de saúde, em 2018, foi firmado acordo de cooperação para a alocação de carteiras escolares, aparelhos multimídia, caixas de som e microfones da Unila no hospital municipal. Os equipamentos são para uso compartilhado, conforme plano de trabalho. A vigência vai até 25 de julho de 2023.

Outro convênio de 2018, com vigência até 10 de setembro de 2023, prevê a concessão de campo de estágio supervisionado obrigatório aos universitários. A intenção é melhorar o desenvolvimento de ações conjuntas para a operacionalização de programas aos estudantes matriculados e com frequência efetiva nos cursos regulamentados pela Unila.

Outros projetos

Na área de desenvolvimento tecnológico, a Secretaria de Tecnologia da Informação firmou convênio, no ano passado, para o desenvolvimento do programa DataBEM. A ação, até 9 de dezembro de 2025, consiste no programa Bem-Estar Municipal Integrativa, a partir da monitorização integrada de dados da saúde populacional, saúde sociocultural e saúde ambiental no âmbito municipal.

O Instituto de Habitação (FozHabita) está recebendo, em estágio supervisionado desde 2019, estudantes da Unila até abril de 2024. Este estágio prepara o estudante de graduação e pós-graduação no campo produtivo com aprimoramento técnico-científico.

A Secretaria Municipal de Educação firmou, ainda 2018, um convênio de cooperação técnica para Implementação do Projeto Pedagogia Intercultural: Ensino de Línguas no Ensino Fundamental. A iniciativa tem vigência até 21 de outubro de 2022.

Na área cultural foram assinados em 2020 dois convênios de cooperação com a Fundação Cultural. O primeiro, que vai até março de 2025, prevê colaboração nas ações culturais de música, teatro e dança. 

O segundo, até julho de 2025, envolve a cooperação para revitalização da antiga Biblioteca Cidadã Paulo Freire, passando a ser intitulada como Estação Cultural Vila C. A estrutura atua juntamente a outras universidades, sendo a Unila responsável pela área de infância e juventude, através do projeto Vivendo Livros: construindo uma biblioteca com a comunidade.

Fonte:

Deixe seu comentário

Outras notícias

Mais Lidas