Portal da Cidade Foz

Prefeitura inicia a substituição de flores do Projeto Florir Foz

Pesquisa revela que 92% dos entrevistados conhecem o trabalho do projeto que está fazendo paisagismo e plantando flores nos canteiros da cidade.

Publicado em 19/11/2014 às 23:28

O projeto Florir Foz, está rendendo bem mais que flores, são resultados positivos, com moradores incentivados que também estão florindo os jardins das suas casas e empresas. Efeito esse, confirmado por empresários que trabalham no ramo de comércio de plantas. 

A procura por mudas ornamentais praticamente triplicou. Também uma pesquisa quantitativa de telemarketing mostrou que 92% dos entrevistados tem conhecimento do serviço de paisagismo nos canteiros centrais. Desse total cerca de 80% consideram o projeto importante ou muito importante. Por isso, a preocupação em revitalizar os canteiros, com novas mudas para as festas de fim de ano. 

O plantio de mudas nos canteiros dos corredores turísticos mudou a programação visual da cidade e se transformou num atrativo não só para os turistas, que se encantam com a beleza e o colorido das flores, mas também dos moradores. 

Iniciado pelas avenidas centrais, por onde a maioria da população circula, o Florir Foz deixou a cidade mais bonita e acolhedora. Agora o projeto vai ganhar um reforço especial para o Natal. Todas as flores plantadas e que não resistiram ao período de seca, apesar da irrigação diária, serão substituídas. De acordo com o diretor da Secretaria de Agricultura, Osvaldo Trida,”contamos com duas mil caixas de flores para fazer a reposição dessas mudas. 

Queremos que a cidade fique mais florida para as festas de fim de ano e dar um colorido a mais ao Natal e a virada do ano. Flores deixam também o ambiente e a cidade mais alegre, tanto para quem mora aqui como nos visita”, justifica Trida.

A substituição das flores foi iniciada hoje (20), pela Avenida Jorge Schimmelpfeng e irá se estender na sequência para a Avenida das Cataratas. Para os próximos dias, está sendo esperada a chegada de mais 30 mil mudas, adquiridas pelo projeto. Elas vão reforçar esse trabalho de reposição e de paisagismo que está sendo feito em unidades básicas de saúde, escolas municipais e centros municipais de educação infantil – CMEIs. 

As unidades atendidas receberam serviços de roçada, poda de árvore, retirada de entulho, preparo de canteiros interno e externo. Os cuidados de manutenção ficam sob a responsabilidade dos funcionários, professores e alunos.

Nessa semana foi encerrado o paisagismo nos posto de saúde de Portal da Foz. Na área de estacionamento foram plantadas mudas de ipê rosa, já com três metros de altura. A entrada ganhou plantas como hibisco, íris e moreia. Outros postos de saúde que já contam com novos jardins são os do: Ouro Verde, Maracanã, Vila C, Jardim Curitibano e Pronto Atendimento do Morumbi. Os CMEIs atendidos foram o: flor de Lis, Bárbara Januário, Júlia Ferraz, do Porto Belo, Ouro Verde e Vila Esmeralda. Já as escolas foram o: Caic do Porto Meira, Írio Manganelli, Parigot de Souza, Vila Shalon e no Portal da Foz. 

Segundo empresários do setor de comércio de flores os moradores estão sendo contagiados pelo novo paisagismo feito na cidade. A procura por mudas para plantio em jardins, frente das casas e comércios tem crescido. Uma atitude onde todos ganham. A cidade e os imóveis ficam mais floridos e coloridos, além do comércio. 

Esse envolvimento tem respaldo da pesquisa de telemarketing, realizada entre os dias 15 e 21 de outubro. Foram entrevistados moradores das onze maiores regiões da cidade e também na zona rural. A maioria, 63% das pessoas que responderam às questões tem idade entre 19 e 50 anos.

Entre as perguntas, estava se a pessoa já tinha observado os canteiros centrais da cidade onde foram feitos serviços de paisagismo  com o plantio de flores. Dos 600 entrevistados 92% responderam sim. Cerca de 80% deles disseram achar importante esse projeto para a cidade. E 74% são da opinião que o projeto deverá ser estendido as principais avenidas dos bairros do município. O que de acordo com o cronograma do projeto, que já plantou pela cidade cerca de 150 mudas de flores, deve ser iniciado em breve.

Fonte:

Deixe seu comentário