Portal da Cidade Foz

ATENÇÃO, PAIS!

Seu filho vai para o 1º ano em 2027? Veja como fazer a pré-matrícula em Foz

Cadastro começa em 3 de novembro e será feito exclusivamente pela internet. Sistema apresenta escolas próximas da residência do aluno.

Publicado em 23/10/2026 às 08:42
Atualizado em

(Foto: PMFI/Divulgação)

As famílias de crianças que vão começar o 1º ano do Ensino Fundamental em 2027, nas escolas municipais de Foz do Iguaçu, devem ficar atentas ao prazo de pré-matrícula. O cadastro será realizado pela internet, entre os dias 3 e 6 de novembro, sem necessidade de enfrentar filas.

Nesta etapa, o procedimento é destinado aos alunos que atualmente frequentam o Infantil 5 nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da rede municipal.

A pré-matrícula deverá ser feita pelo site oficial da Prefeitura de Foz do Iguaçu, onde será disponibilizado o link de acesso ao sistema a partir de 3 de novembro.

Depois de concluir o cadastro, os pais ou responsáveis deverão comparecer à escola indicada pelo sistema, entre os dias 9 e 11 de novembro, para confirmar a matrícula. A lista de documentos necessários estará disponível no comprovante emitido ao final da pré-matrícula.

Como será escolhida a escola?

A distribuição das vagas será feita pelo GeoEducaFoz, sistema que identifica escolas com vagas disponíveis a até dois quilômetros da residência do aluno.

Durante o cadastro, os responsáveis poderão consultar as unidades disponíveis de acordo com o endereço informado. Dependendo da região e da quantidade de vagas, o sistema poderá apresentar uma ou mais opções de escolas.

Caso nenhuma unidade apareça, a família deverá procurar a Secretaria Municipal da Educação para receber orientações.

E se a família quiser outra escola?

Os responsáveis que desejarem uma unidade diferente daquela indicada pelo sistema poderão solicitar transferência nos dias 23 e 24 de novembro, por meio de um cadastro on-line.

O pedido será incluído na lista de espera da escola desejada, mas a mudança dependerá da disponibilidade de vagas. Por isso, a solicitação não garante a transferência.

Já as famílias de crianças vindas de escolas particulares ou que perderem o prazo da pré-matrícula deverão aguardar um novo cronograma, que será divulgado pela prefeitura.

Não é necessário formar filas

A Secretaria Municipal da Educação reforça que chegar mais cedo ou formar filas nas escolas não garante prioridade na escolha das vagas.

Todo o processo inicial será feito pela internet. O comparecimento presencial será necessário apenas para confirmar a matrícula, depois que o cadastro estiver concluído.

Confira as principais datas

  • 3 a 6 de novembro: pré-matrícula on-line.
  • 9 a 11 de novembro: confirmação presencial na escola indicada.
  • 23 e 24 de novembro: cadastro para solicitar transferência de escola.

Em caso de dúvidas ou dificuldades com o sistema, os responsáveis podem procurar a Secretaria Municipal da Educação, na Avenida Juscelino Kubitschek, 3287, no bairro América. O atendimento é realizado das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

Fonte: Portal da Cidade

Envie sua notícia

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp