Portal da Cidade Foz

Ensino Sem Fronteira

UNILA lança edital para ingresso de alunos internacionais em vagas de 29 cursos

Universidade oferta mais de 700 vagas em 29 cursos de graduação, para estudantes de 32 países da América Latina e do Caribe.

Publicado em 15/04/2021 às 22:49

(Foto: Divulgação / Freepik)

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) lança, nesta semana, o edital de seleção para ingresso de estudantes internacionais nos cursos de graduação em 2021. O Edital n° 01/2021/PROINT regulamenta a seleção de estudantes de 32 países da América Latina e do Caribe. Há vagas nos 29 cursos de graduação da UNILA.

Por ser uma universidade pública federal, os aprovados nos processos seletivos terão direito a ensino gratuito durante toda a duração da carreira. Todos os cursos da UNILA são na modalidade presencial e as aulas acontecem na cidade de Foz do Iguaçu (Brasil). Porém, devido à pandemia de Covid-19, os aprovados iniciarão as atividades de forma remota, em outubro de 2021, e serão avisados, com antecedência, sobre possíveis alterações.

Processo Seletivo Internacional

Para os interessados em candidatar-se a uma vaga do Processo Seletivo Internacional (PSI) da UNILA, o período de inscrição vai até 3 junho. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas diretamente no site da UNILA. Antes de realizar a inscrição, é importante que o candidato leia atentamente o Edital n° 01/2021/PROINT e verifique se atende aos requisitos. É necessário ter nacionalidade legalmente comprovada de algum país da América Latina ou Caribe, ter mais de 18 anos até o momento da matrícula e ter concluído o Ensino Médio (ou equivalente) integralmente fora do Brasil.

Para inscrever-se, além de preencher o formulário com dados pessoais, o candidato deverá indicar, por ordem de preferência, a primeira e a segunda opção de curso. No total, a UNILA oferece 29 cursos de graduação, nas mais diversas áreas do conhecimento, entre licenciaturas e bacharelados. A Universidade adota o português e o espanhol como línguas oficiais em suas atividades acadêmicas. Por isso, não é necessário dominar o português para cursar as carreiras.

No momento da inscrição, é necessário digitalizar e anexar, em formato PDF, todos os documentos exigidos no Edital. Candidatos de países da América Latina e do Caribe cujo idioma oficial não seja o espanhol devem residir no Brasil ou em um país latino-americano de língua espanhola ou, ainda, apresentar um certificado internacional de proficiência em espanhol ou português.

A Universidade destina 50% das vagas para alunos que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou que apresentem situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Esses candidatos, que deverão anexar documentos comprobatórios no momento da inscrição, poderão concorrer aos auxílios de assistência estudantil. A oferta de auxílios depende da disponibilidade orçamentária e será regulamentada por meio de edital específico da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), a ser lançado após o encerramento do Processo Seletivo Internacional.

Em caso de dúvidas sobre a Seleção Internacional, envie um e-mail para seleccion.al@unila.edu.br.

Fonte:

Deixe seu comentário