Portal da Cidade Foz

Morre aos 86 anos, Franz Kohlenberger, um dos nomes da história do turismo em Foz

Conhecido como o Homem das Cataratas, Kohlenberger recebeu do Legislativo o Título de Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu.

Publicado em 20/08/2015 às 03:48

Faleceu na tarde desta quinta-feira (20), o "Aventureiro das Cataratas" e "Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu", senhor Franz Kohlenberger. Conhecido como um dos homens que viveram de forma mais intensa a vida turística do Parque Nacional do Iguaçu, nas últimas décadas. 

Tema de um belíssimo livro, intitulado "O Homem das Cataratas", Franz Kohlemberger faleceu aos 86 anos de vida e deixa um legado de grande personalidade e empreendedorismo na cidade de Foz do Iguaçu. 

Em 2012, recebeu da Casa de Leis o título de Cidadão Honorários de Foz do Iguaçu, entregue pela Ex-vereadora Naci Rafain Andreola. A outorga foi um reconhecimento aos relevantes serviços prestados à cidade.

Histórico 

Franz Kohlenberger chegou a Foz do Iguaçu em 1955, como turista, e acabou ficando. Na época, o Hotel das Cataratas estava em construção. Três anos depois, Franz se juntou à equipe de trabalhadores da empresa, sendo ele o primeiro funcionário registrado. Desempenhou as funções de barman e chefe de excursões; e mais tarde, criou o passeio de barco a remo até a Garganta do Diabo. Depois de 4 anos, foi promovido a gerente do Hotel das Cataratas, onde permaneceu até  1977, quando o espírito de empreendedor falou mais alto e ele abriu o próprio negócio, a Churrascaria Cabeça de Boi, localizada na Avenida Brasil.

O velório

Ao saber do falecimento de Kohlenberger, o Presidente do Legislativo Iguaçuense, Fernando Duso (PT), determinou que o plenário da Câmara Municipal fosse utilizado para a realização do velório que, ao lado da família estará recebendo as condolências da população iguaçuense e de autoridades.

A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu já está sendo preparada para receber o corpo deste cidadão honorário que, através das suas ações e amor por Foz do Iguaçu, deixa marcas de profundo reconhecimento. O velório acontece a partir das 20h30 desta quinta-feira, 20 de agosto, no Plenário da Câmara. 

 

Fonte:

Deixe seu comentário