Saúde municipal
Câmara mantém veto e impede divulgação diária do tempo de espera na fila da saúde
Proposta incluía informação nas unidades, mas gestão municipal disse que não há como atualizar dados com precisão.
Publicado em
05/05/2026 às 07:50
Atualizado em
A Câmara de Foz do Iguaçu decidiu manter o veto da Prefeitura a um projeto de lei que previa a divulgação diária do tempo médio de espera nos atendimentos da rede pública de saúde. A proposta foi rejeitada após votação com 10 votos favoráveis ao veto e 5 contrários.
O projeto, de autoria do vereador Ranieri Marchioro, pretendia ampliar uma lei municipal já existente, que obriga as unidades de saúde a exibirem, em local visível, a lista de profissionais que atuam no local, como médicos, enfermeiros e demais servidores.
Pela proposta, essas listas também passariam a informar, com atualização diária, o tempo médio de espera para serviços como consultas médicas, atendimento de enfermagem, vacinação, consultas odontológicas e exames laboratoriais.
Ao vetar o projeto, a Prefeitura argumentou que não é possível estabelecer um tempo padrão para os atendimentos, já que a demanda varia constantemente de acordo com o dia, o tipo de serviço e a gravidade dos casos. Segundo a justificativa, essa variação tornaria inviável a atualização diária com precisão.
Com a decisão da Câmara, o veto foi mantido e a proposta não será implementada.
Fonte: Portal da Cidade
Notícias relacionadas
Brasil e Argentina articulam agenda para acelerar travessia e fortalecer o turismo
30/06/2026 às 10:33
Com Janja, Itaipu entrega Cozinha Comunitária Sustentável para famílias vulneráveis
29/06/2026 às 10:28
Reclamações sobre som alto leva deputado a cobrar ações de autoridades paraguaias
29/06/2026 às 10:20
Câmara aprova reajuste de 4,11% e vale-alimentação de R$ 605 para os servidores
17/06/2026 às 10:43
Foz poderá punir com mais rigor quem mantém animais acorrentados ou confinados
17/06/2026 às 09:16
Aos 112 anos, Foz acumula quase R$ 19 milhões em investimentos articulados na Assembleia
09/06/2026 às 11:54