Portal da Cidade Foz

Monitoramento

Alfândega do Paraguai instala 40 câmeras na Ponte Internacional da Amizade

Os equipamentos fazem parte do reforço no combate ao contrabando, especialmente de alimentos do Brasil ao território paraguaio.

Publicado em 23/04/2021 às 03:58

(Foto: Divulgação)

A Direção Nacional das Alfândegas do Paraguai aumentou para 40 as câmaras de vigilância na zona primária da Ponte da Amizade, como parte do reforço da luta contra o contrabando. Recentemente, foram habilitadas seis novas câmeras, sendo quatro na Praia C e duas no estande, totalizando 40 câmeras na área primária da Alfândega de Ciudad del Este.

As imagens são compartilhadas com a Unidade Interinstitucional de Combate ao Contrabando (UIC) e com o Serviço Nacional de Qualidade e Saúde de Sementes e Plantas (SENAVE). Desta forma, a Alfândega desmonopolizou o monitoramento das atividades na zona primária, reforçando a transparência e o controle.

No início da atual administração, não havia uma única câmara alfandegária monitorando o que está acontecendo na zona primária. O presidente Mario Abdo Benítez inaugurou há poucos meses o Centro Nacional de Vigilância, onde são recebidas as imagens das câmeras instaladas nas principais alfândegas do país. O equipamento foi totalmente doado pela Direção Nacional das Alfândegas.

“O que estamos fazendo é desmonopolizar o monitoramento do combate ao contrabando, compartilhando o sinal de cerca de 80 câmeras em diferentes partes do Paraguai que servem de suporte no combate ao crime. Desta forma, garantimos a maior transparência possível e aumentamos a eficácia das ações de combate ao contrabando. Quanto maior a transparência das ações do setor público neste assunto, temos a convicção de que maiores são as conquistas”, disse Julio Fernández, diretor nacional de alfândega.

Apreensões

Entre os dias 7 e 19 de abril deste ano, funcionários da Administração Aduaneira de Ciudad del Este, no âmbito do combate ao contrabando, apreenderam 3.604 quilos de açúcar, 2.610 quilos de frango abatido, 2.490 quilos de tomates, 470 quilos de cenouras, 240 quilos de pimentão, 100 quilos de cebola, 60 quilos de batatas, 300 quilos de cimento, 230 unidades de roupa, 252 quilos de salames, 59 pares de sapatos, 150 quilos de arroz, 870 unidades de sacos para embalagem, 20 unidades de flores naturais, 60 quilos de laranja, 20 unidades de frango vivo, 40 quilos de abóbora, 15 quilos de porco, 20 unidades de chapéu, 1 máquina de costura, 1 mesa e 8.100 unidades de ovos.

Fonte:

Deixe seu comentário