Portal da Cidade Foz

Paraguai

Atraso na reabertura da fronteira afeta recuperação econômica, diz Miguel Prieto

Prefeito de Ciudad del Este teme por lenta recuperação das empresas, devido à demora em tomarem uma decisão em relação à reabertura da Ponte da Amizade.

Publicado em 17/09/2020 às 21:34

Prefeito Miguel Prieto ao lado do governador de Alto Paraná, Roberto González. (Foto: ABC Color)

O prefeito de Ciudad del Este, Miguel Prieto, alertou que quanto mais tempo durar para a reabertura da Ponte da Amizade, maiores serão os danos à economia e, portanto, a recuperação será mais demorada. Nesta sexta-feira (18) haverá reunião no Governo do Alto Paraná para definir o protocolo que vai reger a reabilitação da passagem de fronteira.

As atuais determinações do Brasil indicam que todas as suas fronteiras permanecerão fechadas até o dia 26 de setembro, ou seja, se a medida não for prorrogada, poderá circular novamente nas passagens de fronteira. No entanto, um dos artigos estipula que, no caso de cidades-gêmeas, poderá ser permitida a movimentação além das fronteiras, mas para o funcionamento das mesmas é necessária a mesma autorização das autoridades paraguaias.

Para Prieto, a abertura da Ponte da Amizade pode dar oxigênio à economia em crise na cidade. “Muitos negócios fecharam e para muitos negócios será difícil se recuperar economicamente no curto e médio prazo. Porém, quanto mais adiarmos a reabertura da ponte, mais tarde será a recuperação econômica da cidade ”, afirmou.

Disse ainda que é fundamental a presença de empresários e comerciantes no encontro de sexta, onde serão definidas várias estratégias organizacionais. “Mais importante do que a minha presença na reunião de sexta-feira é a presença dos comerciantes, garçons e demais trabalhadores”, disse.

Há vários meses, os diversos sindicatos e empresários, bem como as autoridades regionais e locais, trabalham no desenvolvimento de protocolos para a reabertura da Ponte da Amizade. Como várias propostas surgiram na até quinta-feira (17), haverá uma reunião para finalizar os detalhes e unificar todos os critérios. Além do protocolo de saúde, devem ser considerados o protocolo de migração, o protocolo de segurança, entre outros.

Fonte:

Deixe seu comentário