Puerto Iguazú
Declaração Jurada não é mais exigida para a entrada e saída da Argentina
O documento era feito através do site do governo e poderia levar até duas horas para ser emitido.
Publicado em
19/10/2021 às 11:05
Atualizado em
A Direção Nacional de Migração da Argentina publicou nesta terça-feira (19) uma nova portaria em que exime a exigência da declaração jurada para entrada no território do vizinho país, através da cidade de Puerto Iguazú. Mas o documento só deixou de ser exigido para quem não ultrapassar os 50 quilômetros da fronteira. Mesmo podendo ser antecipado pela internet, o documento chegava a levar até duas horas para ficar pronto.
Por outro lado, a apresentação de teste negativo de Covid-19 do tipo RT-PCR e com validade de até 72 horas continua válido na fronteira, bem como a realização de forma gratuita do teste de antígeno na própria aduana. A expectativa eé de que essas exigências também caiam a partir de novembro, sendo exigido somente o comprovante de vacinacaovacinação com pelo menos duas doses e o documento de identidade RG.
Menos de 30 mil turistas brasileiros até agora resolveram enfrentar essas burocracias para visitar o vizinho país, insuficientes ainda para fazerem a economia voltar a engrenar.
Confira abaixo a portaria publicada pelo Governo Argentino:.
A DIRETORA NACIONAL DE MIGRAÇÕES
DISPÕE:
ARTIGO 1. - Dispensa a apresentação dos formulários “Declaração Juramentada Eletrônica de Entrada no Território Nacional” e “Declaração Juramentada Eletrônica de Saída do Território Nacional”, disponíveis no site oficial da DIREÇÃO NACIONAL DE MIGRAÇÕES www.migraciones.gob .ar, para a entrada e saída do Território Nacional, aprovada pela Disposição DNM n.º 3025 de 1 de Setembro de 2020, aos cidadãos que aperfeiçoem a sua movimentação migratória na modalidade “Trânsito de Fronteira”.
ARTIGO 2. - Dirigir-se à DIREÇÃO GERAL DOS MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS desta Direção Nacional para que tomem conhecimento do disposto nesta medida.
ARTIGO 3. - Esta medida entrará em vigor a partir da data de sua publicação no Diário Oficial.
ARTIGO 4. - Comunicar, publicar, entregar à DIREÇÃO NACIONAL DO REGISTRO OFICIAL e arquivar.
Maria Florence Carignano
e. 19/10/2021 N ° 78519/21 v. 19/10/2021
https://www.boletinoficial.gob.ar/detalleAviso/primera/251233/20211019
Fonte: Portal da Cidade
Notícias relacionadas
Mulher é flagrada conduzindo Hilux roubada durante fiscalização na aduana paraguaia
09/06/2026 às 12:53
Em 10 minutos, PRF intercepta duas cargas ilegais e prende três pessoas na região de Foz
09/06/2026 às 08:56
Turista recupera R$ 8,3 mil após denúncia e ação conjunta em loja de Ciudad del Este
08/06/2026 às 13:39
Esquema de remédios falsificados para emagrecimento é alvo de operação em Ciudad del Este
07/06/2026 às 23:05
Por apenas 120 votos, Rigoberto Chamorro derrota grupo Zacarías em Ciudad del Este
07/06/2026 às 22:48
Caminhão perde freio e provoca engavetamento com cinco veículos em Ciudad del Este
06/06/2026 às 11:42